Um grupo de amigos moradores de Guarulhos decidiu se reunir e formar um coletivo chamado Raízes do Bem. A iniciativa começou no início deste ano e tem como principal objetivo ajudar pessoas em situação carente.
O grupo é coordenado por Glauco Falcão, 25 anos, Guilherme Jordano, 22, Juliete Petri e Otávio Costa, ambos de 23 anos. Com profissões distintas, eles procuram dedicar parte de seus tempos livres para o trabalho social.
Glauco conta que foi o ultimo a entrar no projeto, um dia Juliete o encontrou e perguntou se ele não poderia fazer alguma doação para o coletivo, ele sem entender pediu para que ela contasse um pouco sobre assunto e “A idéia é unir forças, juntar donativos, visitar instituições e praticar o bem”, explica Glauco, o último a entrar no grupo, após ser convidado por Juliete que o abordou solicitando uma doação para o coletivo. Depois de conhecer os objetivos, acabou se apaixonando e passou a integrar as ações. Outros coletivos já existentes em Guarulhos, como Arrastão Cultural, Baquira Sistema de Som e o Djanguru, são os principais apoiadores do Raízes do Bem. Em seus eventos e páginas nas redes sociais, divulgam as ações e cedem o espaço para que sejam arrecadadas doações.
“Nós somos um livre coletivo. Todo mundo que tem interesse em somar é bem vindo”, explicou. A primeira ação do grupo foi no Baquira Sistema de Som, que acontece sempre no ultimo domingo de cada mês na Praça de Skate do Parque Cecap. A partir das doações recolhidas no evento o grupo se fortaleceu e percebeu que a iniciativa já estava dando certo.
O primeiro local a receber as doações foi o Núcleo Batuíra, localizado em Cumbica, que mantém uma série de ações unificadas, que apoiam moradores de bairros carentes da cidade.
Estabelecimentos comerciais participam de arrecadações
Além das festas, shows e eventos, as caixas do Raízes do Bem, devidamente identificadas, também podem ser encontradas em lojas da cidade.
O grupo busca agora parcerias com as secretarias municipais de Cultura e do Meio Ambiente para conseguir mais apoio e divulgação nas ações futuras. Ainda em 2014, o coletivo pretende fazer um evento em parceria com o Clube Cecap, a fim de arrecadar brinquedos. O objetivo é conseguir doações de fim de ano, com a participação de bandas e coletivos da cidade.
Para saber onde doar basta entrar na página que o Raízes do Bem mantém no Facebook. Além dos pontos fixos das caixas, há também os próximos eventos: www.facebook.com/RaizesDoBemGRU