Economia

Bovespa sobe mais de 1% com exterior e Petrobras

Em um dia de calmaria no exterior, a Bovespa encontrou espaço nesta segunda-feira, 4, para subir mais de 1%, em sintonia com os índices de Nova York e puxada pelos papéis da Petrobras. O Ibovespa – índice de referência da Bolsa brasileira – avançou 1,28%, aos 56.616,33 pontos, com direito a intensificação dos ganhos na reta final do pregão. Foi o segundo avanço consecutivo.

No fim de semana, o governo de Portugal anunciou o resgate do Banco Espírito Santo (BES), numa operação que envolve a injeção de 4,9 bilhões de euros para a criação de um novo banco. A medida foi bem vista pelos investidores, que enxergaram espaço para a compra de ações em Nova York e também no Brasil.

Por aqui, havia certa expectativa em relação ao movimento de Petrobras, após notícias, veiculadas também no fim de semana pela imprensa brasileira, de que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da estatal foi fraudada, já que as perguntas feitas a executivos da companhia por parlamentares teriam sido previamente combinadas. Ainda assim, as ações da estatal subiram hoje de forma consiste, após terem caído mais de 4% nas duas últimas sessões. Petrobras ON teve alta de 2,53% e Petrobras PN avançou 2,31%.

Um pouco mais travada ao longo do dia, a Vale exibiu ganhos maiores na reta final: Vale ON, +1,16% e Vale PNA, +0,56%. No fim de semana, a China informou que o índice oficial dos gerentes de compras (PMI) do setor de serviços caiu a 54,2 em julho, de 55,0 em junho, o que teria ajudado a pressionar os papéis da mineradora brasileira.

No setor de varejo, Lojas Renner subiu 3,32% e Lojas Marisa avançou 9,08%, após rumores de que as duas empresas poderiam passar por uma fusão. A Marisa não se pronunciou sobre o assunto, enquanto a Renner negou.

Em Nova York, os principais índices de ações sustentaram ganhos, embora mais modestos que os vistos no Brasil. O Dow Jones teve alta de 0,46%, aos 16.569,28 pontos, o S&P 500 avançou 0,72%, aos 1.938,99 pontos, e o Nasdaq avançou 0,72%, aos 4.383,89 pontos. Além do anúncio sobre o BES, os investidores operaram sob a expectativa de divulgação de mais balanços nos próximos dias.

Posso ajudar?