Na mesma semana que tem início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, os candidatos guarulhenses a deputados federal e estadual intensifcam suas campanhas. São caminhadas, reuniões, visitas a residências no trabalho de corpo a corpo, em que os próprios postulantes a cargos eletivos em 3 de outubro saem em busca de votos. Enquanto isso, os eleitores revelam como se sentem ao serem abordados nas ruas pelas campanhas, que incluem carros de sons, bandeiras, "santinhos", entre outros materiais.
No início desta semana, o candidato a deputado federal pelo PSDB, Carlos Roberto, que já mantém equipes uniformizadas distribuídas em diferentes pontos da cidade, com bandeiras e distribuindo materiais informativos, intensificou sua agenda e partiu definitivamente para o contato com a população. Alguns bairros em Guarulhos já receberam a visita do tucano, como o Jardim Cocaia. "Estou muito satisfeito com a receptividade das pessoas, elas me recebem com muito carinho. A única coisa que me entristece é ver que os problemas sociais pouco ou nada mudaram, mas tenho certeza que posso representar essa população na Câmara Federal e trazer os benefícios que eles tanto precisam", comentou o candidato após visitar o comércio da região.
Na terça-feira pela manhã, Carlos Roberto esteve na feira do Jardim Paraventi, onde recebeu manifestações de apoio. Já na parte da tarde, foi ao comércio do Marcos Freire, no Pimentas, onde ouviu reivindicações da população. "Estou muito feliz por voltar aqui e ser recebido com tanta simpatia", disse o candidato. Na mesma noite, na estreia da propaganda gratuita, ganhou espaço para apresentar suas propostas no tempo destinado ao PSDB.
"Estamos utilizando todas as ferramentas possíveis para a minha candidatura", conta Alan Neto, candidato a deputado estadual do PSC, que utiliza muito as redes sociais, como o Twitter e outros microblogs. Ele conta que já está visitando as ruas, portas de empresas, indústrias e feiras. A campanha conta também recursos como panfletagens, cavaletes, bandeiras e veículos de sons.
O candidato estadual do PT, Alencar, também está utilizando todas as ferramentas possíveis para sua candidatura. Segundo a coordenação da campanha do político, ele investe em cavaletes, bandeiras e panfletos. Já a assessoria de Janete Pietá, candidata à reeleição como deputada federal pelo PT, informa que ela não pretende utilizar a televisão e rádio como forma de campanha, obedecendo a uma regra estabelecida pelo partido. Mas, outras publicidades, como panfletos, veículos com som e rede sociais são presenças certas na campanha da candidata. As visitas da Janete nas ruas estão acontecendo mais aos finais de semana.
Já o candidato Waldomiro Ramos, candidato a deputado federal do PTB, utiliza somente um site para a sua campanha. Mas fez questão de utilizar outras mídias de comunicação, como aparições no rádio e televisão, durante o horário eleitoral de seu partido. Ele ainda conta que já está andando pelas ruas: "Já visitei feiras, fábricas, ruas e igrejas, entre outras".