Política

Presidente do PT comemora avanço sobre redutos de Alckmin

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, destacou no final da manhã desta segunda-feira o avanço do partido sobre um tradicional reduto eleitoral do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

 Segundo ele, ter ao mesmo tempo as prefeituras da capital, de Guarulhos e de São José dos Campos, além de outras na região do Vale do Paraíba, no interior do Estado, é a melhor novidade do partido no cenário eleitoral próximo das eleições para governador em 2014. "Estamos mais fortes agora, temos São José dos Campos, porta de entrada para o Vale do Paraíba. E passamos de duas para nove prefeituras (na região)", declarou.

Falcão fez na manhã desta segunda-feira um balanço do desempenho do partido nas eleições municipais, que tiveram o 2° turno no domingo. De acordo com o dirigente, a maior importância dos resultados favoráveis ao PT é a aprovação ao governo Dilma Roussef e um reflexo do prestígio que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda tem sobre o eleitorado. "Muita gente jogou no resultado eleitoral o prestígio do presidente Lula. A população votou também em confiança ao presidente Lula", declarou.

Para Falcão, não é possível estabelecer qualquer reflexo entre o julgamento do mensalão e o resultado das urnas, mesmo a grande abstenção apurada. "Não dá para medir nas urnas se teve impacto ou não. Não teve uma pergunta (nas pesquisas), sobre se o eleitor deixou de votar por causa do mensalão", disse. O presidente da legenda afirmou, no entanto, que o PT venceu campanhas que procuraram associá-lo a práticas criminosas. " Vencemos a despeito da tentativa de criminalizar o PT, somos o partido que teve a maior votação e vai governar o maior número de cidades", afirmou.

 

Posso ajudar?