Política

Gabinete prioriza política de informática e cabeamento de TV

Objetivo da Chefia de Gabinete do Governo é construir política única de informática de forma articulada, integrada e eficiente.

Em audiência pública nesta manhã (23), na Câmara Municipal, o secretário Hélio Donizete Arantes, destacou a prioridade que sua pasta dará à unificação da política de informática no ano de 2013. O valor do orçamento proposto para a chefia de gabinete do governo corresponde a R$15.294.200,00, sendo R$3.661.400,00 destinados para pagamento de Pessoal e o restante, para outros custeios.

Segundo Arantes, "o compromisso maior é promover a articulação da informática em todos os setores da prefeitura, e ser um agente articulador da população tanto no setor privado, quanto no social".

Algumas ações vêm sendo adotadas pelo gabinete, com destaque para programas do governo federal e parcerias com a sociedade civil, pessoas jurídicas e operadoras de televisão, para baratear os custos de cabeamento do município.

Para o secretário, a expansão de cabos deve ser analisada não só de acordo com o mercado financeiro, mas também com as necessidades da cidade. "Estamos fechando o mapa de acesso à internet da população de Guarulhos, para montar uma proposta que defina quais regiões terão o cabeamento", explicou ele.

Quanto à segurança, a secretaria pretende implantar mais câmeras nos centros comerciais, e investir mais no diálogo com o público da terceira idade.

Ana Célia da Cunha, coordenadora do programa Inclusão Digital, utilizou a tribuna para parabenizar a prefeitura por entender que "a tecnologia faz sentido se for utilizada para melhorar nossa vida". De acordo com ela, a prefeitura avançou na oferta de serviços que aproximam o cidadão da administração pública.

O secretário propôs a criação de conselho para discutir ações da prefeitura, acontecimentos nas escolas estaduais e nas empresas, além da difusão da tecnologia 4G no primeiro trimestre do próximo ano. O conselho atuaria assim, como um instrumento democrático, para dar liberdade de expressão aos cidadãos.

O orçamento da pasta aumentou em relação a 2012, mas é considerado pequeno pelo secretário. "A cidade tem uma dívida social muito grande", finalizou Arantes. "A necessidade e o desejo da população são sempre maiores que o valor do orçamento".

Posso ajudar?