A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira, 24, uma subcomissão especial para monitorar a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros bancos públicos de fomento. O deputado Carlos Roberto (PSDB-SP), autor da proposta, será o presidente da subcomissão. A relatoria será feita pelo deputado Marco Aurélio Ubiali (PSB-SP).
A subcomissão tem como principal missão apurar as recorrentes controvérsias sobre a eficácia da atuação do BNDES diante do quadro de estagnação da indústria de transformação e o baixo nível de formação bruta de capital fixo na economia brasileira. Para Carlos Roberto, é fundamental que o Congresso se envolva nas questões relacionadas à economia brasileira para assegurar a transparência dos processos e a competitividade do mercado.
"O Congresso não pode se abster dessa discussão. O quadro atual mostra um claro desvio de finalidade do BNDES, que compromete o crescimento da economia e prejudica os setores produtivos", afirmou Carlos Roberto.
Também integram a subcomissão os deputados João Maia (PR-RN), João Bittar (DEM-MG), além dos suplentes Ronaldo Zulke (PT/RS), Marco Tebaldi (PSDB/SC), Carlos Brandão (PSDB/MA), Renzo Braz (PP/MG) e Júlio Delgado (PSB/MG).