Política

Câmara realiza fórum de debates sobre Deficiência Intelectual

Nesta quarta-feira (06), a Câmara Municipal de Guarulhos vai desenvolver um dia específico para debater a Deficiência Intelectual. As atividades estão sendo promovidas pela Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude (CPDCAJ) em parceria com a sociedade civil e outros órgãos da administração pública.
 
Durante todo o dia estão previstas várias rodadas de debates. O objetivo é discutir em cada uma delas, um dos sete eixos temáticos da programação: tratamentos complementares (terapias integrativas complementares); inovação (tecnologias); diagnósticos, prevenção e tratamentos (equipe médica – equipe multidisciplinar); ergonomia (acessibilidade); procedimentos estruturais (residências terapêuticas – residências inclusivas); legislação e geração de renda.
 
A abertura do fórum está marcada para às 9h30, no plenário da Câmara. Já as rodadas de debate devem começar às 11h, após o credenciamento dos participantes.
 
Também será exibido durante o fórum um documentário produzido pela TV Câmara de Guarulhos, sobre o assunto. A produção, de cerca de 12 minutos, conta a história de duas famílias de Guarulhos que convivem com a deficiência, e ainda apresenta algumas instituições da cidade que atendem pessoas com a doença.
 
A intenção dos organizadores é que, ao final das discussões, seja redigido um relatório dos resultados do que foi apresentado em cada um dos encontros.
 
O evento ainda vai contar com uma audiência pública que além de debater políticas públicas para a deficiência intelectual, também pretende discutir a intenção da CPDCAJ em criar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das pessoas com Deficiência. A audiência pública está marcada para às 19h e toda a população pode participar.    
 
Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Os interessados em acompanhar os fóruns devem apenas fazer um prévio cadastramento com os técnicos responsáveis pela Comissão.
 
Confira abaixo a programação completa do dia dedicado à deficiência intelectual:
 
9h30 às 10h
· Abertura: Plenário da Câmara Municipal de Guarulhos
· Apresentação, cadastramento e demais orientações dos fóruns
 
10h30 às 11h
· Formação das mesas temáticas
· Separação dos grupos
· Encaminhamentos para as salas e/ou espaços de discussão
· Divisão de subgrupos de trabalho, caso seja necessário em função da quantidade de participantes
 
11h30 às 17h30
· Rodadas de debates – Eixos: tratamentos complementares (terapias integrativas complementares); inovação (tecnologias); diagnósticos, prevenção e tratamentos (equipe médica – equipe multidisciplinar); ergonomia (acessibilidade); procedimentos estruturais (residências terapêuticas – residências inclusivas); legislação e geração de renda.
 
17h30 às 18h
· Apresentação dos resultados das salas específicas. O relator fará uma síntese e registro das propostas
 
19h às 22h
· Audiência pública – Tema: Deficiência Intelectual, causas, sintomas, terapias, direitos/famílias

Posso ajudar?