Está virando rotina. Neste período eleitoral as sessões plenárias da Câmara Municipal estão sendo encerradas por número insuficiente de parlamentares em plenário. Ou seja, menos de 18 dos 34 eleitos. Nesta terça-feira, 30, 27 vereadores estiveram presentes na Casa de Leis, porém, às 15h, os trabalhos presididos pelo vice-presidente do Legislativo, Laércio Sandes (DEM), foram encerrados com o registro de apenas 13.
No momento em que a 48ª sessão foi encerrada havia em plenário número suficiente para a continuidade dos trabalhos. Vereadores como Dona Maria (PT), Alexandre Dentista (PSDC), Antônio D’Agostino (PV), Lameh Smeili (PMDB), João Dárcio (PTN), Moacir Souza (PT), Ramos da Padaria (DEM), Toninho da Farmácia (PSD) e Verinha Souza (PMB) estavam na Casa, mas optaram por não votar a deliberação do Projeto de Lei n.º 256 / 2016, fato que desencadeou o fim dos trabalhos.
Além destes também acompanharam os afazeres os parlamentares Eduardo Barreto (PCdoB), Eduardo Soltur (PSD), Professor Jesus (DEM), que deixou a sessão antes das 15h, Marcelo Seminaldo (PT), Romildo Santos (DEM), Serjão Inovação (PSL) e Zé Luiz (PT). Vitor da Farmácia (PROS), Daniel Soares (DEM), Elmer Japonês (PR) e Samuel Vasconcelos (PT), sequer estiveram presentes. O último justificou, via rede social, sua ausência por motivos de saúde, enquanto outros deixaram o parlamento antes das 14h40.
Já o vereador Gilvan Passos PSDB), um dos poucos que se mantiveram no local até o encerramento precoce da sessão, lamentou o fato dos trabalhos serem interrompidos desta maneira. Entretanto, ressaltou a existência de um certo volume de projetos a serem votados, e acredita que a redução do período de campanha possa ser o grande fator para o esvaziamento das sessões.
“Estava secretariando os trabalhos e não sei o que aconteceu. Votei até o último momento, mas dá uma tristeza por que infelizmente tínhamos vários projetos para serem deliberados e com isso daria uma boa enxugada na pauta. Cada um tem a sua liberdade. Creio que pelo pouco tempo de campanha alguns devam ter compromissos agendados neste horário”, explicou o vereador tucano.
Registraram presença no final da sessão desta terça-feira os seguintes vereadores:
– Benjaminita Silva (PTC);
– Claudilson Pezão (PT);
– Laércio Sandes (DEM);
– Edmilson Americano (PHS);
– Edmilson Souza (PT);
– Genilda Bernardes (PT);
– Geraldo Celestino (PSDB);
– Gilvan Passos (PSDB);
– Heleno Metalúrgico (PDT);
– João Barbosa (PRB);
– Luiz Matogrosso (PSD);
– Pastor Anistaldo (PSC);
– Rômulo Ornelas (PT)