Pouco mais de 900 mil eleitores estão habilitados em Guarulhos para ir às urnas neste domingo para decidir qual será o prefeito que comandar a segunda maior cidade do Estado de São Paulo entre 2017 e 2020. Gustavo Henric Costa, 31 anos, o Guti, pelo PSB, e Adriano Eli Corrêa, 40 anos, o Eli Corrêa Filho, pelo DEM, disputam o cargo que foi ocupado nos últimos 16 anos por nomes do PT (Elói Pieta e Sebastião Almeida).
Os dois candidatos se apresentam como oposição, o que determina o fim da hegemonia petista em Guarulhos. Guti, que obteve 34,54% dos votos válidos no primeiro turno, é o favorito, segundo apontam todas as pesquisas eleitorais divulgadas ao longo de todo o segundo turno. Eli teve 22,38% em 2 de outubro e tenta a virada nas urnas.
Qualquer um dos dois que vencer será o prefeito mais jovem da história de Guarulhos. Ambos deverão pegar uma prefeitura bastante endividada, com sérios problemas administrativos e problemas que afetam a população, como saúde, transportes, saneamento básico, falta de água, precário sistema viário, entre outros.
Os pontos de votação ficam abertos das 8h às 17h. A apuração acontece logo em seguida. A previsão é de que antes das 19h o resultado seja promulgado.