Política

Parceiro político de Guti, Márcio França assume como governador de SP

Márcio França foi empossado governador do Estado de São Paulo nesta sexta-feira (6) pela Assembleia Legislativa. Advogado, professor, vereador, prefeito, deputado federal e secretário de Estado, Márcio ocupou, nos últimos três anos, o cargo de vice-governador e de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação. Ele substitui Geraldo Alckmin, que governou São Paulo desde 2011.
 
O prefeito de Guarulhos, Guti (PSB), presente na cerimônia em São Paulo, é um dos principais aliados do agora governador Márcio França. Foi pelas mãos dele, que o autal prefeito se filiou ao partido e obteve legenda para disputar a Prefeitura de Guarulhos em 2016. 
 
Na Assembleia Legislativa, o novo governador prestou o compromisso de cumprimento da constituição e fez seu primeiro discurso na posse do cargo. “Sei que não é uma tarefa simples fazer uma sucessão em um momento tão difícil para o Brasil. Mas São Paulo é forte e tem uma longa trajetória para proporcionar ao Brasil saídas importantes”, afirma.
 
 
Depois da posse oficial na Assembleia, o governador Márcio França e ex-governador Geraldo Alckmin participaram de uma cerimônia festiva no Palácio dos Bandeirantes, sede oficial do governo paulista. Na ocasião, Alckmin entregou a França o Pavilhão Governador do Estado, simbolizando a transmissão do cargo.
 
Eu seu discurso de despedida, Alckmin destacou que o São Paulo estará em boas mãos e que França utilizará de toda a sua experiência para continuar gerindo o Estado mais rico do país. “Despeço-me hoje do cargo para o qual tive o orgulho de ser eleito e reeleito pelo povo paulista. Esta solenidade é marco de um início. O nosso governo não terminou, pois temos muito a servir. Essa missão cabe agora às boas e competentes mãos, a partir de hoje, do governador Márcio França”.
 
Em seguida, o governador Márcio França afirmou que será leal aos seus princípios e às ações do Governo paulista. “Vivo para permitir que todos possam ter as mesmas oportunidades que eu tive na vida, que todos possam exercer as suas vocações e trabalharem por prazer, que os meninos não tenham que vender seus sonhos e nem vilipendiar o seu ser e que amem o seu pai e admirem os seus governantes.”, encerrando a cerimônia.
 
Trajetória política
 
Nascido em Santos, o governador começou sua carreira política como líder estudantil na Faculdade de Direito de Santos. Em 1997 foi eleito prefeito e em 2000 foi reeleito prefeito com 93,1% dos votos válidos.
 
Foi eleito e reeleito deputado federal (2007 a 2014). Em seguida, foi convidado pelo ex-governador Geraldo Alckmin a criar e assumir a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, onde implantou programas turísticos de acesso à população. O então governador também designou França para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Márcio França é casado há 36 anos com a educadora Lúcia, com quem teve dois filhos: a pedagoga Helena e o advogado e deputado estadual Caio França. É avô de Enzo e Laura.

Posso ajudar?