Política

CEI da Câmara sobre gastos com pandemia irá esclarecer ações da Prefeitura

Instalação da Comissão de Inquérito deve acontecer nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Guarulhos deverá instalar nesta quinta-feira, 7/05, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), protocolada na última terça pelos vereadores da base do governo, com o objetivo de verificar os gastos da Prefeitura durante a pandemia de coronavírus. O objetivo é esclarecer e dar mais transparência a todos os atos de compra, que neste momento de calamidade pública, podem ser realizados com dispensa de licitação.

A decisão dos vereadores foi elogiada pelo prefeito Guti, que considera ser dever do Legislativo fiscalizar todos os atos do Executivo. “Quem não deve não teme. Os vereadores estão corretos. É o dever deles”, disse. Ele citou que muitas vezes a população não consegue entender os motivos da Prefeitura pagar valores mais altos dos praticados em períodos fora da pandemia por insumos de extrema importância neste momento. “O caso das máscaras é um exemplo. Se a gente não comprasse, mesmo com preços acima dos praticados no mercado fora da pandemia, deixaríamos os profissionais da saúde, que atuam diretamente no combate ao coronavírus, sem proteção. Fizemos uma opção pela vida”.

O líder do Governo na Câmara, Eduardo Caneiro (Cidadania), conseguiu 12 assinaturas pela abertura da CEI. Para que o processo seja aberto, é necessário o apoio de 11 vereadores. “Temos todo o interesse de dar transparência a essas compras. O Legislativo, por ser um poder independente e fiscalizador, tem todas as condições de apurar todas as informações necessárias para que não pairem dúvidas em relação a qualquer compra neste período”, afirmou.

Posso ajudar?