Até 2016, R$ 10,2 milhões serão injetados em projetos de promoção comercial executados pelos Centros Internacionais de Negócios (CIN) das federações estaduais de indústrias. Esse investimento será feito como resultado de renovação de acordo, nesta terça-feira, 25, entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Segundo a CNI, a meta é promover o fortalecimento da indústria brasileira no exterior e atrair investimento para o País. Em dois anos, a ação beneficiou 800 empresas e gerou US$ 73 milhões em negócios, aponta a confederação. O foco principal é a internacionalização das pequenas e médias empresas.
Essa cooperação entre as duas instituições começou em 2008. Desde então, a CNI e a Apex-Brasil selaram três acordos similares, com destaque para a abertura de Unidades de Atendimento da Apex-Brasil nas federações de indústrias. Os setores mais beneficiados pela parceria foram alimentos e bebidas, cosméticos, moda, móveis e madeira, metal mecânico e tecnologia da informação.