Agora é oficial. Pelo menos no papel, Guarulhos tem o Metrô, uma antiga reivindicação da população. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na tarde desta quinta-feira, em visita às obras do futuro terminal da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) na Vila Galvão, a publicação do edital da obra civil para extensão da Linha 2-Verde, de Vila Prudente até a Dutra, com uma estação ao lado do Internacional Shopping.
A ligação permitirá ao guarulhense ir até a região da avenida Paulista por Metrô, numa obra que deve durar aproximadamente quatro anos. Segundo o governador, toda a linha 2, desde a Vila Prudente até Guarulhos, será enterrada. Ela passará pela região do Tatuapé, Tiquatira, Paulo Freire até a rodovia Presidente Dutra.
A licitação será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. A obra consumirá investimentos de aproximadamente R$ 10 bilhões.
Mas antes do Metrô, Guarulhos ganhará, até o final de 2015, o trem que será uma extensão da linha 13 da CPTM, com uma estação no Cecap e outra no Aeroporto. As obras já tiveram início a partir de São Paulo.
Ainda em 2014, o corredor metropolitano sobre pneus que ligará o Taboão e Cecap até a Vila Galvão, numa extensão de 12 quilômetros, será entregue à população. O terminal Vila Galvão, visitado nesta quinta-feira pelo governador, terá as obras concluídas até junho ou julho.