O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou 87,1 pontos em fevereiro, alta de 4,2% ante janeiro. Na comparação com fevereiro de 2017, o índice avançou 13%. Apesar da alta, o indicador segue abaixo da linha de indiferença, marcada nos 100 pontos.
Um dos destaques foi a percepção dos consumidores em relação ao mercado de trabalho. O componente Emprego Atual avançou 2,3% em relação a janeiro, atingindo 112,3 pontos, maior nível desde junho de 2015.
O porcentual de famílias que se disseram mais seguras em relação ao emprego atual é de 33,8%, ante 33,4% em janeiro.
“A desaceleração do número de demissões, aliada à trajetória favorável da inflação e queda, ainda que suave, das taxas de juros, impactou positivamente a confiança das famílias no início de 2018”, diz a nota divulgada nesta quarta-feira, 21, pela CNC.