Noticia-geral

Alunos têm até sexta-feira para participar de pesquisa sobre hábitos literários

Secretaria elaborou questionário online para identificar gostos dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio que recebem o kit de livros Apoio ao Saber
 
         A Secretaria da Educação do Estado mantém no ar até a próxima sexta-feira (19) o questionário online Apoio ao Saber. O levantamento, inédito na rede, quer coletar e identificar os gostos literários dos alunos que participam do programa de incentivo à leitura nas escolas estaduais. Em cinco anos, mais de 10 milhões de kits com três livros foram entregues a estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
         Para participar da pesquisa é muito fácil. Basta acessar o Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) e clicar no espaço destinado ao programa na página inicial. O próximo passo é informar o número de registro do aluno (RA) e criar uma nova senha. A partir daí, as perguntas do questionário estarão disponíveis.
 
         São ao todo 13 questões de múltipla escolha sobre temas como distribuição do material nas escolas, gêneros preferidos e tempo dedicado à leitura. Nos kits entregues aos estudantes são oferecidas opções de poesia, teatro e romance. A proposta da avaliação online é aprimorar o programa e a variedade dos títulos, que costumam também ser utilizados pelas famílias dos alunos.
 
         “Mais de três milhões de alunos são contemplados com o programa Apoio ao Saber. A proposta é ampliar ainda mais as opções a que nossos alunos têm acesso. Por isso, precisamos fazer um mapeamento do que eles gostam e também querem ter”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald. “Vale lembrar ainda que o programa também incentiva à literatura nacional ao oferecer títulos de grandes autores brasileiros”, completa.
 
Salas de Leitura
 
        Além do Apoio ao Saber, as escolas da rede estadual paulista contam com um extenso acervo de livros à disposição de estudantes e professores. Mais de três mil unidades também participam do programa Sala de Leitura. Nesses espaços, jovens dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio têm acesso a um arquivo diversificado e atualizado de livros, jornais, revistas e DVDs.

Posso ajudar?