Economia

Fator fecha corretora no Rio e focará atuação em áreas com maior retorno

A crise econômica já afeta o mercado financeiro. Com 49 anos de atuação, a Fator Corretora de Valores terá sua atividade “redimensionada” e sua unidade no Rio de Janeiro será fechada. Além disso, conforme apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a instituição prepara um reposicionamento da atuação do banco, que ainda está em processo de finalização. A intenção é focar o trabalho em áreas mais demandadas e diminuir as atividades em outros segmentos que dão menos retorno ao grupo.

A informação foi dada a colabores e clientes na última segunda-feira, 18, e reenviada nesta quarta-feira, 20, por e-mail assinado pelo presidente do Banco Fator, Marco Antonio Bologna. O grupo reúne também administradora e a área de seguros. O objetivo dessas mudanças é a redução de custo e adaptação “à conjuntura a ser enfrentada em 2016”. A decisão da instituição ocorreu “em função dos desafios enfrentados pela economia brasileira, de um modo geral, e pelo mercado de capitais, em particular”.

O e-mail cita que houve nos últimos anos “profundas mudanças estruturais” no mercado de capitais, como o encolhimento do volume de operações, queda no número de investidores, aumento de custos regulatórios e a concentração de mercado. A primeira medida adotada foi a redução da atividade em São Paulo, com a preservação de quadro de funcionários suficiente para atender clientes – a nota diz que, para os clientes do Private Banking do Banco Fator, atendidos pela capital paulista, não haverá nenhuma alteração em suas operações.

No caso da unidade do Rio, a empresa decidiu pelo fechamento da corretora na última segunda-feira e os clientes serão atendidos pela mesa de operações de São Paulo. Não há mudanças nas demais unidades de negócio do grupo. Conforme explica o e-mail, o efetivo encerramento ocorrerá após o envio de comunicado ao Banco Central.

A terceira decisão foi a de colocar um fim às análises de mercado (atividades de research) e do fornecimento de relatórios. “Em consonância com as mudanças estratégicas no foco de negócios da Corretora, serão descontinuados também os serviços de Equity Research”, trouxe o e-mail. Os relatórios de análise de mercado, elaborados por terceiros, disponibilizados aos clientes da área de Private Banking do Banco Fator e aos clientes da plataforma eletrônica fator4U, permanecerão disponíveis.

De acordo com a assessoria de imprensa, com essas mudanças, houve 23 desligamentos na corretora, que passa a contar com cerca de 30 profissionais. O grupo todo conta com aproximadamente 340 funcionários.

Posso ajudar?