Se tinha uma coisa que a Fiat Toro chamava a atenção era no visual. A frente da picape média da marca italiana, que nasceu há cinco anos sob o conceito Sport Utility Pick-up (SUP), sem dúvidas era um dos pontos mais fortes dela. E não é que, na primeira reestilização, ela conseguiu ficar ainda mais bonita. Duas vezes. A Toro agora tem duas dianteiras distintas. Uma mais conservadora e outra, nas duas versões mais tops, bem ousada. Outras marcas, como a Chevrolet, já adotam este expediente. A S10 tem uma cara para cada versão.
Mas aqui é hora de falar da Fiat e das novidades da Toro, que chega em sua linha 2022 com essa renovação visual e um interior de tirar o chapéu, tantos são os avanços principalmente em conectividade. Também há um motor novo, um 1.3 turbo flex, que vem para se juntar ao 1.8 flex, que tinha seus probleminhas, e o excelente 2.0 turbodiesel.
A Nova Fiat Toro traz um desenho ainda mais moderno na dianteira, que inclui o Logo Script e a Fiat Flag, novo capô, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque. A picape também ganhou interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos.
Uma das novidades mais notáveis da picape diz respeito à performance. A Nova Fiat Toro estreia o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil. O 1.3 oferece 185 cavalos de potência e 270 Nm de torque com etanol. Traz ainda versões com motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4×2 ou 4×4.
Em conectividade, a Nova Fiat Toro passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente.
A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.
Confira os destaques de cada versão da linha 2022 da picape e seus respectivos preços:
ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590
– Cluster Full Digital de 7’’
– TC+ (Electronic Locker)
– Leitor de pressão dos pneus (iTPMS)
– Airbags laterais e de cortina
– USB frontal (tipos A e C)
– USB traseiro
– Central multimídia de 7”
– Dois tweeters
– Espelhos externos com tilt down
– Comandos de áudio no volante
– Ar-condicionado
– Direção elétrica
– Vidros elétricos
– Travamento elétrico
– Alarme
– Desembaçador traseiro
– Banco do motorista ajustável
– Isofix
– Piloto automático
– DRL (luz diurna) de LED
– Sensor de estacionamento traseiro
– Porta escada
– Repetidor lateral
– Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder
– Revestimento de caçamba
– Rodas de liga leva de 16” (Superspoke)
– Luz de iluminação da caçamba
– Lâmpadas traseiras de LED
ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590
Acrescenta em relação à Endurance FLex AT6:
– Motor Turbo Flex de 185 cv (etanol)
ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 152.990
– Motor turbo diesel de 170 cv
– ESC OFF (4×4 low)
– Transmissão de 9 marchas
– Tração 4×4 com seletor
– Controle eletrônico de descida
– Protetor de cárter
FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890
Acrescenta em relação à Endurance:
– Central multimídia de 8,4”
– Paddle shifters
– Câmera de ré
– Volante em couro
– Ar-condicionado digital dual zone
– Para-sol com iluminação
– Apoio de braço frontal
– Tapete
– Faróis full LED
– Roda de liga leve de 17”
– Barras longitudinais no teto
– Farol de neblina
– Capota marítima
– Maçanetas e espelhos na cor do veículo
FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 164.390
– Motor turbo diesel de 170 cv
– ESC OFF (4×4 low)
– Transmissão de 9 marchas
– Tração 4×4 com seletor
– Controle eletrônico de descida
– Protetor de cárter
VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990
Acrescenta em relação à Freedom:
– Sensor de estacionamento frontal
– TBM +NAV (conectividade)
– Wireless changer
– Airbag de joelhos
– Roda de liga leve de 18”
– Bancos em couro
– Kit High Tech
– Espelhos externos com tilt down e luz de poça
– Apoia-braço traseiro
– Porta-objeto no banco do passageiro
– Keyless Enter-N’Go
– Assentos com ajuste elétrico
– Maçaneta e moldura da porta cromada
VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 177.690
– Motor turbo diesel de 170 cv
– ESC OFF (4×4 low)
– Transmissão de 9 marchas
– Tração 4×4 com seletor
– Controle eletrônico de descida
– Protetor de cárter
RANCH TURBO DIESEL AT9 4×4– R$ 185.490
– Central multimídia com tela de 10,1”
– Grade frontal diferenciada
– ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
– Espelhos externos cromados
– Moldura lateral da caixa de roda específica
– Barra de proteção para o vidro traseiro
– Barra de proteção cromada
– Santantonio cromado
– Estribo cromado
– Para-barro
– Assentos de couro acabamento específico (marrom)
– Badge externo nas portas da frente
– Badge interno
– Acabamentos interiores escurecidos
– Acabamentos exteriores escurecidos
– Cor e acabamento do painel (marrom)
– Cluster específico (Welcome Movement)
– Tapetes de carpete com bordados
ULTRA TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 187.490
– Central multimídia de 10,1”
– Grade frontal diferenciada
– ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
– Dynamic bed cover (capota rígida)
– Cargo bag
– Moldura lateral da caixa de roda específica
– Nova bitola 10 mm maior
– Santantonio integrado
– Estribo preto
– Para-barro
– Rodas de liga leve de 17” + pneus AT plus com escrita branca
– Assentos de couro com acabamento específico (vermelho)
– Badge externo (portas dianteiras)
– Badge interno
– Acabamentos interiores escurecido
– Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat
– Maçaneta da porta na cor externa
– Cor e acabamento do painel (vermelho)
– Bordado nas costas nos bancos dianteiros
– Cluster específico (Welcome movement)
– Tapetes de carpete com bordados