O uso da tecnologia em grandes eventos vem se tornando uma tendência mundial. Seguindo essa lógica, no Catar, todos os ingressos para a Copa do Mundo destinados ao público geral serão 100% digitais, o que, na teoria, garante maior segurança aos torcedores. O Mundial acontece entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro.
Os bilhetes para o maior evento esportivo do mundo serão disponibilizados em um aplicativo exclusivo aos torcedores, que será lançado pela Fifa neste mês de outubro. Os ingressos comprados serão carregados e ativados no momento em que os fãs acessarem os estádios.
Segundo a Fifa, foram vendidos, até o momento, 2,7 milhões de ingressos para a Copa do Mundo. O Brasil é o nono país que mais adquiriu bilhetes, com um total de 39.546 até o último dia 30 de setembro – Catar, Estados Unidos e Arábia Saudita lideram a procura por ingressos, com 947 mil, 146 mil e 123 mil, respectivamente.
De acordo com a Fifa, mais de 120 mil ingressos foram vendidos nas primeiras horas da última etapa de venda de ingressos, aberta no último dia 27 de setembro. O total de ingressos a serem comercializados é de 3,1 milhões. Quem já comprou entradas e deseja adicionar mais partidas à programação, também pode.
Depois de pagar os bilhetes, os torcedores poderão reservar hospedagem e solicitar o cartão Hayya, que servirá como uma permissão de entrada no Catar para torcedores internacionais que viajam para o torneio. Todos os espectadores, independentemente de serem residentes do Catar ou estrangeiros, precisarão do cartão Hayya junto com o ingresso da partida para entrar nas arenas.
O cartão funciona como um visto. Sem ele, o visitante estrangeiro não entra no Catar entre 1º de novembro e 23 de dezembro. Constarão no Hayya o nome do turista, número do passaporte, data de chegada e saída do país, além de informações relacionadas à hospedagem.
De acordo com Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções tecnológicas para meios de pagamento, facilitar o consumo em um negócio é essencial para fidelizar clientes e atrair novos consumidores. É por isso que os produtores precisam garantir que o processo de venda seja seguro e eficaz.
"É possível, criar soluções exclusivas que atendam à demanda do projeto. Com tantas facilidades digitais hoje, o público tende a deixar antigos hábitos de lado, para aderir a soluções mais práticas, inovadoras e, sobretudo, seguras", diz Ferreira.
A alta tecnologia nos eventos sempre foi um foco de interesse dos produtores, em busca do satisfação e segurança do público. Segundo Sylmara Multini, CEO da IDG NFT (Internacional Digital Group), a tecnologia já é uma realidade nos eventos esportivos.
"A tendência é crescer cada vez mais. Não só para a compra de ingresso e identificação dos fãs, mas também para sorteios, compra de alimentação e produtos dentro desses espaços", prevê ela. "Essa identidade digital vai facilitar as compras e diminuir as possíveis fraudes. A cada edição de grandes eventos, novas aplicações são testadas e incorporadas. Vejo em breve o público entrando nos estádios só com as digitais, e tudo o que consomem sendo adquiridos também desta forma".
No Brasil, o Palmeiras, após problemas com cambistas, estuda implementar o acesso ao Allianz Parque por meio de reconhecimento facial, sistema que não existe em nenhum estádio na América do Sul.
O Internacional está fazendo uma transformação digital com uma nova plataforma que terá sua primeira fase de lançamento neste mês. "Teremos um sistema com os ingressos em QR Code dinâmico. Os bilhetes serão disponibilizados no momento de abertura dos portões e o aplicativo irá gerar um QR Code que será renovado a cada 10 minutos, que não poderá ser impresso", explica Victor Grunberg, vice-presidente de administração e patrimônio do Internacional.