Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches
Tem carros que não conseguem ser simples nem mesmo em suas versões mais básicas. Assim é o Fiat Fastback, o primeiro SUV Coupé da marca, que se apresenta muito interessante no Audace, modelo de entrada mais barato, mas que se mostra muito interessante. Nem mesmo o fato de ter um motor 1.0 depõe contra. Ao contrário disso, o Turbo 200 Automático dá conta do recado para uma condução bastante eficiente em diferentes condições.
O Fastback Audace conta com uma série de equipamentos embarcados, que elevam o prazer de dirigir, além de garantir muito conforto e tecnologia. Em alguns momentos, você até dúvida se tratar da versão mais básica que custa em torno de R$ 130 mil, preço muito competitivo em relação aos SUVs compactos do mercado. Ainda mais pelo design diferenciado que garante muito espaço interno, principalmente no porta-malas, que leva até 600 litros de bagagem. Cinco passageiros se acomodam bem.
Conta com central multimídia de 8,4”, Apple CarPlay e Android Auto wireless, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático e digital, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis e lanternas em LED, roda de liga leve 17”, 4 Airbags, Controle de Estabilidade (ESC) e Traction Control Plus (TC+).
Há ainda sensores de chuva e luminosidade para automatizar o acionamento do limpador de para-brisa e dos faróis, carregador de celular por indução no painel, direção elétrica e partida remota pela chave presencial.
Ou seja, basta você entrar no carro e se sentir conectado com o mundo. Depois de conectado pela primeira vez, seu smartphone conversa com o automóvel e te oferece tudo de maneira bastante simples e intuitiva na central multimídia. Não precisa de cabos nem para recarregar o celular, já que há por indução.
O design em forma de coupé faz com que o vidro traseiro pareça menor. Passa um pouco a ideia de que a visibilidade fica prejudicada, mas basta se acostumar alguns dias com o carro para se acostumar com essa limitação.
O motor turbo 200 Flex oferece potência de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. A Fiat informa que ele vai de 0 a 100km/h em apenas 9,4 segundos. Ou seja, é bastante ágil, o que foi observado durante a avaliação de uma semana. Na cidade, tem performance bastante elogiável, com arranques rápidos e precisos. Na estrada, não fica devendo nada quando se espera uma direção mais rápida. Não apresenta qualquer dificuldade para avançar a velocidades maiores.
O consumo também agrada bastante. Faz até 14,6 km/l na estrada e fica na casa dos 9 km/l na cidade. Saliente-se que o câmbio automático de 7 velocidades se adequa muito bem ao motor, com trocas precisas e silenciosas, sem sobressaltos.