Cidades

Mais de 170 israelenses partem de Guarulhos rumo a Tel Aviv para lutar na guerra

Cerca de 175 israelenses embarcaram em Guarulhos nesta sexta (13) rumo a Israel para se somar ao Exército na guerra contra terroristas do Hamas e ajudar serviços de emergência.

O grupo era composto por homens e mulheres que estavam no Brasil ou em outros países da América Latina. Eles se reuniram no Aeroporto de Guarulhos para irem para Tel Aviv.

“Quero deixar claro que nós não odiamos os palestinos”, disse Jonathan, 22, que não quis dar o sobrenome e carregava uma bandeira de seu país durante o check-in no Terminal 3. “Nós apenas amamos Israel”, seguiu o israelense que fazia turismo pela América Latina.

A maioria das pessoas que compunham o grupo tinham entre 20 a 30 anos. Eles relataram a interrupção de seus planos para retornar ao país. Havia entre os israelenses reservistas do Exército, paramédicos e outros voluntários.

Em Israel, todo cidadão maior de 18 anos deve servir ao Exército se for judeu, druso ou circassiano —homens servem 32 meses, e mulheres, dois anos. Assim, o país tem um enorme contingente de reservistas, que são todos aqueles que fizeram o serviço obrigatório. Tel Aviv tem afirmado que convocou 300 mil deles para se somar às fileiras.

Posso ajudar?