Cultura

Peça teatral aborda violências contra as mulheres na Biblioteca Monteiro Lobato nesta quinta-feira

A Biblioteca Monteiro Lobato será palco nesta quinta-feira (9), às 20h, do espetáculo teatral gratuito Marias do Mundo, que aborda histórias reais de mulheres que têm em comum violações de seus direitos como marcas profundas em suas trajetórias. A iniciativa faz parte da programação da campanha 16 + 5 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, promovida pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, que será oficialmente lançada em meados deste mês.

O espetáculo provoca reflexões sobre as violências de gênero, a doméstica e em especial a sofrida pelas mulheres periféricas, negras e refugiadas, além de discutir a Lei Maria da Penha.

Para a subsecretária Verinha Souza, utilizar as artes cênicas para falar sobre um tema fundamental é mais um instrumento que pode ser utilizado para gerar reflexão, conscientização e empoderamento feminino. “A subsecretaria, compromissada em unir esforços entre sociedade civil e poder público, acredita que essa iniciativa faz refletir em cena e no palco da vida cotidiana sobre as múltiplas violências vivenciadas pelas mulheres”, disse a gestora.

A apresentação é inspirada no livro Eleutérias – Mulheres que Romperam o Ciclo de Violência Doméstica, lançado em 2021, e contará com a Trupe Ortaética de Teatro Comunitário. O elenco é composto por artistas guarulhenses de bairros como Pimentas, Vila Rio de Janeiro, Cocaia, Jardim Bela Vista, Taboão e Jardim Moreira.

O grupo teatral já ministrou para a população a oficina Artigo Feminino no Adamastor (Centro), que era alicerçada em intensas pesquisas socioculturais sobre o machismo, a violência de gênero e a misoginia.

Oficinas gratuitas

A Trupe Ortaética promove oficinas teatrais gratuitas para população. A próxima ocorrerá no dia 18 (sábado), das 14h às 16h, no Sesc Guarulhos (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo).

Interessados na arte teatral e em pesquisas sobre direitos humanos podem entrar em contato pelo link www.instagram.com/trupeortaetica.

Posso ajudar?