Estadão

Rodízio de carros em São Paulo: veja regras para os dias 25 e 26 de janeiro

O rodízio de veículos de passeio em São Paulo será suspenso na quinta-feira, 25, e também na sexta, 26, em decorrência do feriado prolongado de aniversário da cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o rodízio de veículos pesados (caminhões), a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) também não valerão na cidade, mas apenas para o dia 25, quinta-feira.

Na sexta, 26, o rodízio de veículos pesados, a ZMRC e ZMRF voltam a ter operação normal, e apenas o rodízio de veículos de passeio (automóveis) continuará suspenso. Os corredores de ônibus também não serão liberados, segundo a administração.

A rodízio de carros, quando está em vigor, proíbe a circulação de veículos no Anel Viário da Cidade nos períodos da manhã, das 7 horas às 10 horas, e da tarde, das 17 horas às 20 horas. Infringir a regra, que consta no Código de Trânsito Brasileiro, implica infração de trânsito de nível médio, multa de R$ 130,16, e punição de quatro pontos na carteira.

<b>Dia 25 terá Tarifa Zero nos ônibus da capital</b>

Conforme já anunciado pela administração no mês de dezembro, as passagens para os ônibus municipais da capital, operados pela SPTrans, não serão cobradas no dia 25 de janeiro. A gratuidade do transporte, aplicada pelo Programa Tarifa Zero aos domingos, também valerá para o dia do aniversário de São Paulo.

A gratuidade das passagens de ônibus também foi válida no dia 25 de dezembro de 2023 (Natal) e no 1º de janeiro deste ano.

Posso ajudar?