O ex-prefeito Elói Pietá enviou uma carta ao Diretório Municipal do PT em Guarulhos, datada nesta terça-feira, 23 de janeiro, anunciando sua desfiliação da sigla, contrariando posições assumidas por ele anteriormente que nunca deixaria a agremiação que ajudou a fundar na década de 80.
Com a decisão, a esquerda na cidade deve ir para as eleições em outubro rachado, já que o PT terá como candidato o deputado federal Alencar Santana, enquanto Elói sairá por outro partido, provavelmente o Solidariedade do ex-prefeito Sebastião Almeida.
O GWeb teve acesso a carta de desfiliação que Elói Pietá enviou ao PT
Nesta terça-feira, Elói deverá fazer o anúncio oficial ao lado de seu ex-companheiro de partido, em evento com a imprensa convocado pelo Solidariedade.
Elói Pietá não aceitou a decisão do PT de impor por meio do Diretório Nacional o nome de Alencar como candidato sem a realização de prévias, como previa o estatuto do partido. Desde então, ele iniciou um movimento que sinalizava a saída do partido, a fim de disputar as eleições para prefeito.
Em 2016 e 2020, Elói perdeu a disputa para o atual prefeito Guti, sendo que na primeira nem para o segundo turno ele participou.