Política

Vereador assume Secretaria de Esportes; irmão de parceiro de Bolsonaro perde cargo

Passados pouco mais de oito meses de mandato, o prefeito Lucas Sanches (PL) promoveu a primeira mudança significativa no primeiro escalão de seu secretariado. O vereador Ticiano Americano (PSD) assume a Secretaria Municipal de Esportes no lugar de Marcos Lisboa, irmão do influencer Fernando Lisboa, um guarulhense bastante próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ticiano, que apoiou o deputado Jorge Wilson (Republicanos) no primeiro turno das eleições contra Lucas Sanches, era presidente da Câmara, além de ter importantes cargos na primeira gestão do ex-prefeito Guti, como o de secretário-adjunto dos Transportes. Genro do secretário de Governo de Guti, Edmilson Americano, foi para o PSD comandado pelo ex-prefeito e se reelegeu com 15.476 votos, sendo o segundo mais votado da cidade.

Neste ano, migrou para a base governista e acabou indo agora para o Governo. Em seu lugar, na Câmara Municipal, deve assumir o primeiro suplente do PSD, Romildo Santos, que não tinha conseguido a reeleição em 2024, apesar de ter obtido mais de 8 mil votos.

Já Marcos Lisboa, que assumiu a Secretaria de Esportes no início deste ano, perdeu o cargo e foi nomeado como Controlador Adjunto do Município. Ele é irmão do youtuber Fernando Lisboa, que se tornou conhecido nacionalmente pela proximidade que teve com Bolsonaro durante o período que ficou na Presidência da República e também nos últimos anos. Foi apontado como um dos responsáveis pela aproximação de Lucas Sanches ao PL de Valdemar da Costa Neto.

Marcos Lisboa, ao lado do irmão Fernando, com Valdemar, Lucas Sanches e Carlos Santiago