Ao enfrentar situações adversas nas estradas, o motorista deve ficar atento a itens do motor de seu veículo. O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), responsável pelo Programa Carro 100%/ Caminhão 100%/ Moto 100%, destaca a importância das revisões constantes.
As correias dentadas, por exemplo, merecem grande atenção. O manual do fabricante oferece instruções sobre a frequência com a qual o componente deve ser trocado. Caso a substituição seja feita fora do período, o motorista corre o risco de que a correia se rompa com o veículo em movimento. Quando isso ocorre, o carro pára imediatamente, como se estivesse desligado. Os especialistas do GMA lembram que a substituição da correia é barata se comparada aos gastos decorrentes de eventuais problemas. O principal indício de que pode haver algum problema no dispositivo é o ruído vindo do motor.
O sistema de arrefecimento do motor também deve ser observado, principalmente em estradas e longos congestionamentos, que causam aquecimento do propulsor. O sensor no painel é o principal meio de controlar a situação do conjunto: quando o ponteiro estiver bem acima da metade, é recomendável levar o carro a um mecânico de confiança. Neste caso, não adianta simplesmente completar o reservatório de água. As datas de trocas de óleo lubrificante nos períodos indicados também ajudam a manter o bom funcionamento do conjunto de propulsão.