Carro

Audi A6 Ambition 3.0 TFSI, o carro que o patrão vai querer dirigir

A Audi acaba de lançar o novo A6 no Brasil em duas versões. E o GuarulhosWeb já teve a oportunidade de avaliar, durante uma semana, o top de linha Ambition 3.0 TFSI, com transmissão S tronic de dupla embreagem com sete velocidades, motor V6 de 330 cv e tração integral quattro sob demanda. Por R$ 335.190, trata-se de um sedã executivo para quem quer mais que status.
 
Muitos podem considerar que o A6 é um carro de patrão, daqueles que pedem um motorista particular para levar “quem manda” no banco de trás. Pode até ser. Mas neste caso, o chofer vai se dar muito bem é no bando da frente, já que dirigir este modelo, tanto na cidade como na estrada, é pra lá de agradável. São tantos recursos eletrônicos e tecnológicos disponíveis, que garantem conforto, segurança e muito prazer. 
 
Ao volante, é apertar o botão para a partida e abrir caminho para uma experiência fantástica. Ele conta com sistema de controle da velocidade de cruzeiro adaptativo (piloto automático), que mantém distância constante do veículo que trafega à frente graças a um radar que ajusta a velocidade. Ambos os dados são programados pelo motorista no sistema, diminuindo o risco de acidentes.
 
Só que ele vai muito além dos convencionais pilotos automáticos, já que permite que o carro ande praticamente sozinho. Sim. Sem exageros. Basta você definir a velocidade máxima desejada, a distância que quer manter do veículo à frente e cuidar só da direção. Acelerar e parar é com o Audi A6. Sensores garantem que ele diminua ou aumente a velocidade conforme o fluxo. 
 
Exemplo. Na Marginal Tietê, você registra os 70 km/h de máxima permitida e segue o trânsito. O carro vai acompanhar o veículo que segue a frente, reduzindo a velocidade sempre que necessário e até parando por completo, mesmo em casos de freadas bruscas adiante. Em casos extremos, um sinal luminoso se acende para você ajudar no freio. Mas, durante toda a avaliação, isso não foi necessário. 
 
Numa rodovia, como a Mogi Bertioga, rumo ao litoral norte de São Paulo, o sistema consegue enxergar o trecho sinuoso, diminuindo a velocidade naturalmente nas curvas mais fechadas, situações em que a tração quatro também cumpre sua função. Em auto estradas, mais conforto ainda. Basta estabelecer o limite que se quer chegar e cuidar apenas no volante. Se precisar, ele diminui. 
 
Visual atraente revela o grande carro
 
O Audi A6 incorpora em seu visual o que ele oferece lá dentro. Com formas impactantes, apresenta linhas equilibradas tanto na frente, como nas laterais e traseiras. Na frente, a moldura da grade ficou mais larga, com os seis cantos mais evidentes e acabamento cromado que a tornou mais elegante. 
 
O para-choque dianteiro também foi remodelado. As tomadas de ar laterais passam a ser interconectadas e emolduradas por um elemento cromado. Fendas laterais estruturam seu interior e bordas pronunciadas destacam a parte superior. Os faróis apresentam um design mais avançado. Na versão 3.0 TFSI, utilizam tecnologia LED, que oferecem maior eficiência na iluminação, maior vida útil e menor custo de manutenção. 
 
Na traseira, novas lanternas, com luzes de LEDs – na versão de topo com indicação de direção dinâmica –, são mais estreitas e a borda da tampa do porta-malas traz um friso de alumínio. 
 
 
Motor de gente grande
 
O motor 3.0 TFSI, um V6 de 2.995 cm³, desenvolve 333 cv de potência e tem torque de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm. O câmbio S tronic de sete marchas, com duas embreagens multidiscos, operam duas subtransmissões independentes. Elas atuam todo o tempo, mas apenas uma é conectada ao motor de cada vez. As marchas são trocadas pela intercalação das embreagens. Essa operação leva apenas alguns centésimos de segundo e a troca acontece sem interrupção perceptível da força propulsora. Ou seja, é quase impossível perceber as trocas tanto para cima como reduzidas. 
 
Ou seja, é motor suficiente para garantir uma condução tranquila nas mais diferentes condições. Se quiser pisar fundo, ele responde. Se preferir uma direção mais suave, tranquilo. Tudo isso ainda é facilitado pelo sistema Audi Drive Select, equipamento de série que permite ao motorista alterar as configurações de motor, transmissão automática, direção e outros sistemas por meio dos modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual.
 
No modo "efficiency" (eficiência) do sistema Audi Drive Select, que permite ainda escolher entre outros modos de condução como comfort (conforto), auto (automático), dynamic (dinâmico) e individual (no qual o motorista ajusta características de motor, transmissão, direção, entre outros sistemas, conforme sua preferência), a caixa S tronic ativa a função "roda livre" assim que o motorista tira o pé do acelerador, deixando o carro rolar sem interferência do motor.
 
O condutor pode ajustar as características desses sistemas por meio de um botão no console central a qualquer momento, adaptando-as às suas preferências pessoais. O carro então altera suas propriedades para uma condução intensamente esportiva, mais voltada para a economia de combustível ou para o conforto extremo, por exemplo.
 
O consumo do Audi não assusta. Apesar de ser um V6, manteve média próxima aos 10 km/l entre cidade e estrada, sendo conduzido na maior parte do tempo no modo Comfort. 
 
Banho de conforto em diferentes sentidos
 
O interior do novo Audi A6 oferece amplo espaço, graças à grande distância entre-eixos, de 2.912 milímetros. Portas largas e altas proporcionam acesso confortável para todos os ocupantes. Mesmo para passageiros com altura elevada, o compartimento traseiro é confortável. Os controles são claros e simples de utilizar e os instrumentos têm fácil leitura. 
 
O sistema de informações ao motorista, entre o velocímetro e o conta-giros, conta com uma tela colorida de sete polegadas e concentra todas as informações e regulagens mais importantes em um único lugar. Até o mapa aparece ali se você quiser. Entre as funções está o programa de eficiência, que traz sugestões para uma condução mais econômica. 
 
A versão Ambition 3.0 TFSI conta com head-up display, dispositivo que projeta informações no para-brisa como dados de navegação, velocidade, controle de cruzeiro adaptativo e mensagens de advertência, no nível dos olhos do motorista, evitando que seja necessário desviar a atenção do caminho. Há ainda câmera de ré e sensores de estacionamento de série. O sistema de informações ao motorista é operado pelo volante esportivo multifuncional. 
 
O segundo nível de controle é através da unidade do Audi Multi Media Interface Navigation Plus, no console do túnel central, que traz mapas em 3D, disco rígido de 20 Gigabytes para o armazenamento de músicas nos formatos WMA e MP3, Bluetooth, comandos por voz e entrada USB. O monitor do MMI emerge automaticamente do painel de instrumentos quando o dispositivo é ligado. Um dos pontos altos do novo A6 é o sistema altamente eficiente de ar-condicionado, com duas zonas independentes de temperatura. 
 
O novo Audi A6 traz de série o rádio MMI Plus com controle por voz e sistema de navegação, além dos sistemas Audi Connect e conexão via Bluetooth para smartphones. A Ambition, que também dispõe de DVD player, conta com sistema de som Bose, um dos mais perfeitos do mundo, com 14 alto-falantes, speaker central e subwoofer, totalizando 472 watts de potência. 
 
Outro destaque é o MMI touch, que permite ao motorista escrever letras ou números na tela com o dedo para dar entrada ao destino desejado no navegador ou para encontrar um número de telefone, por exemplo. O sistema fornece um feedback acústico a cada caractere inserido para que o motorista não precise tirar os olhos do caminho. É preciso apenas entrar com algumas letras para que um destino completo seja sugerido, de forma semelhante ao que ocorre em uma busca no Google.
 
Paralelamente, o sistema MMI Navigation Plus também pode ser controlado de forma tradicional por meio do terminal MMI e do volante multifuncional. Além disso, também é possível usar o controle por voz para inserir endereços e números de telefone. Além do mapa mostrado no monitor, uma segunda versão é apresentada no campo de visão direto do motorista no display colorido de sete polegadas colocado entre o velocímetro e o conta-giros. 
 

Tags
Posso ajudar?