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325 quilos mais magro, novo Audi Q7 esbanja eficiência

A Audi, há muito tempo, tornou-se uma referência em carros de alto padrão. A cada lançamento de um produto novo ou reestilização de modelos, a certeza de que a tecnologia está a serviço da eficiência. O GuarulhosWeb conheceu o novo Q7, em evento de lançamento realizado em Guarulhos nesta semana, e pode sentir na mão o que ela oferece em um rápido teste drive até a Pedra Grande, em Atibaia. 
 
 
Novidades não faltam. Em relação ao modelo anterior, graças à utilização de novos materiais, a SUV grandalhona alemã perdeu nada menos do que 325 quilos. Ou seja, é mais ou menos três passageiros com pesos superiores a 100 quilos cada um a menos dentro do carro. Além de um design mais atraente, o Q7 tem nova suspensão, sistemas de assistência, informação e entretenimento e conectividade com tecnologia inovadora. Vem com cockpit virtual e head-up display, além de um delicioso e eficiente motor V6 de 333 cv, com câmbio automático de oito marchas e tração integral permanente. 
 
Tanto no trecho de rodovias até Atibaia como na estrada de terra até às alturas da Pedra Grande, a performance é de gente grande. Com força e eficiência, responde com sobras no pé nas condições mais adversas. Basta pisar que o velocímetro vai às alturas. Na terra ou nas pedras, conforto e segurança mesmo sem acionar o modo off-road. Há várias opções de condução. Um verdadeiro show sobre quatro rodas que, aliás, se movem para facilitar a direção nas curvas tanto em altas velocidades como em manobras. 
 
Em versão única Ambition, o modelo tem preço sugerido de R$ 399.990. Mas este valor pode chegar perto dos R$ 490 mil com a inclusão de alguns pacotes que a tornam ainda melhor. Vale salientar que, totalmente reprojetado, o novo Q7 é ligeiramente menor exteriormente e, ao mesmo tempo, ganhou espaço no interior.
 
O que o fabricante mostra
 
Para entender melhor tudo que a nova Audi Q7 oferece, vale destacar alguns pontos no material de divulgação oferecido pelo fabricante. 
 
Com tração integral permanente quattro, associada à eficiente transmissão automática Tiptronic de oito marchas e ao novo motor V6 3.0 TFSI com compressor e injeção direta de combustível, o maior SUV da Audi acelera agilmente até 100 km/h em apenas 6,1 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h.
 
Junto a tudo isso, a marca incorpora a mais avançada tecnologia eletrônica, com o Audi Virtual Cockpit, um painel totalmente configurável pelo usuário, que mostra as informações à altura dos olhos do motorista por meio do head-up display.
 
As proporções do novo Q7 estão mais esguias: com 5,05 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,99 m, 1,97 m de largura e 1,74 m de altura. O carro é 37 milímetros mais curto e 15 mm mais estreito, enquanto a altura permaneceu aproximadamente a mesma.
 
Interior
O modelo oferece um dos interiores mais espaçosos do segmento de SUVspremium.  Em termos de espaço para joelhos, ombros e cabeça (41 mm a mais na fileira da frente), o Q7 supera até mesmo as dimensões de seu antecessor, apesar de o carro como um todo ser ligeiramente mais compacto. Todos os passageiros podem entrar confortavelmente no carro por meio de portas amplas e com aberturas altas. 
 
O interior do Q7 transmite sensação de espaço e elegância, características típicas de uma sala sofisticada.  A arquitetura claramente definida e o conceito operacional se integram com perfeição. Todas as linhas são tensas, com uma orientação estritamente horizontal.  Como em um sedã de luxo, os insertos são em duas partes, com diferentes materiais criando contrastes. Os compradores podem optar pelas cores preto, cinza, bege ou marrom para os revestimentos de couro dos bancos e de detalhes do acabamento.  
 
Um grande arco envolve a parte dianteira do interior, criando uma elegante curva de porta a porta.  Já o painel de instrumentos é esguio. Sua dianteira, caracterizada à frente do passageiro por uma abertura de ventilação em faixa, não é ligada ao console central – uma solução que dá ao interior uma aparência ainda mais leve. O console é inclinado como um painel de controle, com a alavanca do câmbio Tiptronic e o comando do MMI all-in-touch à esquerda e o controle de volume do sistema de som e porta-copos à direita.
 
Junto ao sistema MMI navigationplus com MMI all-in-touch, o Q7 traz a bordo o Audi Virtual Cockpit – uma tela de 12,3 polegadas com 1.440 x 540 pixels de resolução, exibindo imagens superdetalhadas e extremamente nítidas.  A posição da agulha do conta-giros, por exemplo, é calculada 60 vezes por segundo para garantir uma movimentação absolutamente fluida. 
 
O motorista pode optar entre duas interfaces diferentes. No modo "Infotainment" uma janela central domina a vista, abrindo um grande espaço para o mapa de navegação ou para as listas de contatos do telefone, estações de rádio ou áudio. O conta-giros e o velocímetro são apresentados como mostradores redondos pequenos à esquerda e à direita. Na configuração clássica, a janela central é menor e os instrumentos aparecem na forma de grandes mostradores analógicos.
 
A Audi também equipou o novo Q7 com um head-up display, que projeta informações e números importantes num campo de 200 mm x 80 mm no para-brisa.  Um display TFT retroiluminado por um LED branco gera a imagem colorida. Dois espelhos a ampliam e redirecionam. 
 
A informação parece flutuar numa janela a aproximadamente 2,1 m à frente do para-brisa.  O olho humano registra a informação com extrema rapidez – não há necessidade de adaptar o olhar, saindo da visão a longa distância. Pelo MMI, o motorista pode escolher quais informações devem aparecer no display. Também é possível ajustar a altura e o brilho da imagem.
 
No centro do painel de instrumentos fica o monitor MMI para o motorista e o passageiro da frente, que se estende eletricamente toda vez que o sistema é iniciado. O dispositivo mede 8,3 polegadas na diagonal e mostra gráficos elaborados em alta resolução.
 
O terminal MMI no console central serve para controlar as várias funções.  Parte do sistema MMI navigationplus, mostra a identificação MMI all-in-touch e inclui um botão de pressão rotativo e dois interruptores oscilantes para os menus básicos.
 
A interface principal com o usuário é a o touchpad. Sua superfície de vidro colorida de antracito é extremamente resistente a arranhões e tem excelentes propriedades de deslizamento. O motorista pode dar entrada a caracteres na superfície ou executar gestos com vários dedos para, por exemplo, aumentar a aproximação de um mapa ou percorrer listas. Cada entrada é seguida por uma confirmação acústica e tátil – um clique que também é sentido no dedo.
 
 
 
Porta-malas
 
O novo Q7 vem com um grande compartimento de carga, altamente variável. Quando todos os sete lugares são ocupados, a capacidade é de 295 litros de bagagem. Com cinco lugares, são 890 litros e 2.075 litros com a segunda fileira de assentos rebatida. Comparada com a do modelo anterior, a soleira do porta-malas é quase cinco centímetros mais baixa. 
 
A porta do bagageiro tem acionamento elétrico de série e controle por gestos – uma movimentação do pé sob o para-choque traseiro é detectada por um sensor, comandando a abertura ou fechamento sem necessidade do uso das mãos – uma significativa vantagem ao embarcar bagagens ou compras do supermercado.  Outra alternativa para o cliente é fechar a tampa do porta-malas apertando um botão nela instalado ou pela chave com controle remoto. Ganchos para bagagem, pontos de amarração, cobertura para o compartimento de bagagem e uma rede divisória são equipamento de série. 
 
 
Sistemas de assistência ao motorista
Nenhum outro modelo do segmento oferece atualmente tantos sistemas de assistência ao motorista como o novo Q7. Entre os equipamentos de série há o assistente de atenção, que analisa o comportamento do motorista e emite um alerta quando houver indicação de que ele esteja perdendo a concentração. Outros itens de série incluem o Holdassist (assistente de parada), limitador de velocidade ajustável, sistema de estacionamento traseiro e sistema de segurança Audi presense básico.
 
O Audi presense básico interage com diferentes sistemas do carro. Caso detecte uma condição de direção instável, pode iniciar medidas preventivas para proteger os ocupantes do veículo. Os cintos dos bancos dianteiros são retesados eletricamente e as janelas e o teto solar são fechados. Além disso, as luzes de alarme são ativadas para alertar os motoristas mais próximos.
 
Audi sideassist
O pacote opcional Audi sideassist ajuda o motorista a partir de 15 km/h ao trocar de faixa, usando dois sensores de radar traseiros que têm alcance de cerca de 70 metros. Se um veículo for localizado no ponto cego ou se aproximar muito rápido, se acende um LED na carenagem do respectivo espelho retrovisor externo. Caso o motorista ainda assim acione a seta, o LED pisca sucessivas vezes com maior intensidade. O Audi sideassist é ligado ao sistema Audi presense traseiro, que inicia medidas protetoras em caso de ameaça iminente de uma colisão na traseira do carro.
 
O ExitWarningAssist – alerta de desembarque – entra em ação quando o SUV para. Caso veículos ou bicicletas se aproximem por trás, o sistema avisa o motorista e os passageiros assim que eles abram uma das portas. O sistema usa as guias luminosas de LEDs do pacote de iluminação localizadas nas portas. Em uma situação perigosa, LEDs especiais de alta potência piscam e se acendem em vermelho. O alerta de desembarque permanece ativo até três minutos depois que a ignição é desligada.
 
Motor
O Q7 chega ao Brasil com o motor 3.0 TFSI, 28% mais econômico. O sistema start-stop inteligente é de série: quando o motorista deixa o carro rolar ao chegar a um sinal vermelho, por exemplo, ele desliga o motor antecipadamente, antes que a parada seja completa. 
 
O 3.0 TFSItem 2.995 cm³ de cilindrada (diâmetro x curso de 84,5 mm x 89,0 mm). Sua potência é de 333 cv e o torque máximo, de 440 Nm, disponível entre 1.250 e 5.000 rpm. O compressor é posicionado no V de 90 graus formado pelas bancadas dos cilindros e, quando necessário, movimentado por uma correia pelo virabrequim. O ar de admissão é comprimido a até 0,8 bar. Dois intercoolers integrados no alojamento do compressor resfriam o ar quente para que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão.
 
Respostas relâmpago graças aos curtos condutos de gasolina, impulsão poderosa e um som generoso: o compacto V6 de três litros com cárter de metal leve acelera o novo Audi Q7 de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, atingindo a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).  
 
A nova transmissão tiptronic de oito velocidades foi projetada como uma transmissão clássica com conversor de torque, fazendo trocas suaves, rápidas e espontâneas. O alto número de marchas permite manter o motor em um regime de rotações próximo ao ideal, enquanto a alta relação de 7.1:1 cria uma marcha mais alta para diminuir a rotação e o consumo na estrada. Por outro lado, as marchas mais baixas têm relações esportivas e curtas.
 
Audi drive select
O sistema de condução dinâmica Audi drive select, que inclui até doze módulos tecnológicos, complementa a versátil personalidade do modelo. Entre os modos de condução do sistema estão eficiência, conforto, auto, dynamic, individual e off-road.
 
Outro sistema opcional do Q7 é o eixo traseiro dinâmico, ou seja, a direção nas quatro rodas – uma tecnologia não encontrada em outros produtos no segmento de SUVs e oferecida no Pacote Tecnológico opcional. No eixo traseiro é instalado um sistema de direção com comando elétrico e duas barras de direção, que vira as rodas traseiras em até 5 graus na mesma direção ou em oposição às dianteiras, dependendo da situação.
 
Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta. Assim, o SUV fica muito mais ágil e o raio de curva um metro menor, o que é claramente percebido pelo motorista ao manobrar e estacionar. Entre 5 e 15 km/h, o direcionamento inverso atinge até 5 graus. Em velocidade maiores, as rodas traseiras seguem o movimento das dianteiras num ângulo de até 3,5 graus. Virando na mesma direção, elas melhoram a reposta do volante e aumentam assim a estabilidade em manobras evasivas. O novo Q7 vem de série com rodas de 20 polegadas.
 

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