Carro

VW dá nova repaginada para levantar moral do Gol e Voyage

Faz tempo que o Gol deixou de ser o carro mais vendido no Brasil. Para recuperar espaços, a Volkswagen deu uma repaginada tanto no Gol como no Voyage, que ganharam pequenas mudanças no visual e na motorização, além de mais tecnologia embarcada.  
 
Os dois modelos chegam, segundo a Volkswagen, com o que há de mais inovador em sistemas de infotainment no mundo. Assim, Gol e Voyage estão mais tecnológicos e conectados.  Vem com o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
 
Entre as versões, estão o novo Gol “Connect”, oferecido na cor exclusiva “Azul Lagoon”, que marca a estreia do Gol mais conectado da história do modelo no País; como série especial, que  destaca a conectividade com smartphones, novo painel com aplique na cor azul e novos tecidos de bancos com detalhes azulados.
 
Segundo a marca, os modelos incorporam a evolução do DNA mundial de design da Volkswagen; a evolução do design reforça o caráter, a força e a esportividade dos modelos, com elementos que valorizam as novas linhas e as proporções do carro; novas cores e rodas exclusivas são destaques dos modelos.
 
O Novo Gol e o Novo Voyage contam com painel novo e muito mais moderno; novo volante multifuncional, semelhante ao do Golf, confere ar de requinte e sofisticação ao interior dos modelos. Eles serão equipados com a família de motores mais moderna do mercado brasileiro; o motor 1.0l de três cilindros Total Flex, da família EA211, é muito mais eficiente em termos de performance e economia de combustível, com melhora na eficiência energética de até 11%.
 
Há ainda o  motor 1.6 Total Flex (104 cv), que pode ser também associado à transmissão I-Motion, que completa a gama de versões do Novo Gol e Novo Voyage.
 
Os modelos são oferecidos nas versões Trendline, Comfortline e Highline, que  estão mais equipadas, realçando a relação custo-benefício dos modelos; São itens de série os novos sistemas de som (Comfortline / Highline), direção hidráulica e novos pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento.
 
 
Destaques dos modelos apresentados pela VW:
 
• Evolução do DNA mundial de design – Mais modernos, mais precisos e com mais estilo. O Novo Gol e o Novo Voyage incorporam a evolução do DNA mundial de design da Volkswagen, que reforça o caráter, a força e a esportividade dos modelos, com elementos que valorizam as novas linhas e as proporções do carro. Novos para-choques, novos faróis e novas lanternas destacam as linhas horizontalizadas, dando a impressão de os veículos estarem mais largos e baixos. O novo vinco lateral, que contorna quase toda a carroceria, contribui para realçar a precisão e o cuidado nos mínimos detalhes de design. Os modelos também trazem cores inéditas e rodas exclusivas, que conferem ainda mais harmonia e esportividade.
 
• Painel completamente novo – O Novo Gol e o Novo Voyage chegam para ser referência em termos de conforto e de design interior, com um painel novo e muito mais moderno. O novo volante multifuncional, semelhante ao do Golf, confere ainda mais requinte e sofisticação ao interior dos modelos. Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas e estão mais horizontais, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. Há também uma atenção especial às saídas de ar-condicionado, que contam com um formato angulado muito elegante e funcional, típico de veículos de alto padrão. O instrumento combinado também é inteiramente novo e ganhou iluminação de LEDs em branco.
 
• Novo sistema de infotainment App-Connect – Conectividade é a palavra de ordem no desenvolvimento do Novo Gol e do Novo Voyage. Os modelos adotam o que existe de mais inovador em sistemas de informação e entretenimento no mercado brasileiro. A Volkswagen oferece o modelo mais tecnológico e conectado de seu segmento, uma tecnologia global presente também no Novo Passat. Inovador, o sistema App-Connect permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas, que proporcionam excelente visualização e interatividade, além de leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS. O App-Connect permite ainda parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.
 
• Nova série especial Gol Connect – Para celebrar o Gol mais conectado de todos os tempos, a Volkswagen apresenta o pacote para o Gol Connect, oferecido na cor exclusiva “Azul Lagoon”, dando mais jovialidade ao modelo. A série especial destaca a cor azul na carroceria, no painel e novos tecidos de banco. O Gol Connect está equipado com a central multimídia topo de linha Discovery Media, que, além do espelhamento, oferece um sistema de navegação totalmente integrado. O Gol pode ser equipado ainda com o exclusivo suporte para celular, posicionado no topo e ao centro do painel, que possibilita carregar e posicionar o smartphone para uma direção mais segura e interativa. A nova série especial também está equipada com adesivos “Connect”, pacote elétrico, sensor de estacionamento traseiro e rodas exclusivas de 15 polegadas, em pneus de medida 195/55 R15 “verdes”, de baixa resistência ao rolamento.
 
• Novo motor 1.0l de três cilindros Total Flex – O Novo Gol e o Novo Voyage serão equipados com a família de motores mais moderna do mercado brasileiro. O motor 1.0l de três cilindros Total Flex, da família EA211, é muito mais eficiente em termos de performance e economia de combustível. Premiado pela imprensa especializada brasileira, o motor 1.0l de três cilindros Total Flex está entre os mais eficientes do segmento, proporcionando uma melhoria de eficiência energética de até 11%, em relação ao modelo anterior. Por isso, o Novo Gol e o Novo Voyage mantêm a excelente Nota “A” (Selo Verde) no Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO. Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 tem 999 cm³ de cilindrada, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), distribuídos na faixa de rotação de 3.000 rpm a 3.800 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Essa ampla faixa de distribuição do torque, que merece destaque por tratar-se de um motor sem sobrealimentação, melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade. Além disso, combina perfeitamente com o câmbio de relações mais longas utilizado em modelos com o foco em economia de combustível.
 
• Motor 1.6 Total Flex de 104 cv – A versão Highline do Novo Gol e Novo Voyage vêm equipada com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol) – versão Comfortline tem opções de motorizações 1.0 e 1.6. O motor 1.6 Total Flex é conhecido por sua robustez e eficiência energética. Esse motor recebeu ações de redução de atrito, em especial nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim. Esta redução de atrito proporciona menor consumo de combustível. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.
 
• Transmissão I-Motion – O motor 1.6l ainda pode ser aplicado à consagrada transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox). O Novo Gol e o Novo Voyage I-Motion oferecem o melhor de dois mundos: o conforto de um câmbio automático e a eficiência mecânica de um câmbio manual. Além disso, o preço do câmbio I-Motion é extremamente atraente, se comparado à transmissão automática convencional (com conversor de torque).
 
• Novos itens de série – O Novo Gol e o Novo Voyage passam a trazer, entre outros equipamentos, itens de série muito valorizados pelos consumidores. Desde a versão de entrada com os motores 1.0l e 1.6l até as configurações topo de linha, fazem parte da lista de série itens como direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O Novo Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador. As versões Trendline, Comfortline e Highline reforçam a excelente relação custo-benefício dos modelos, com novos sistemas de som e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, como itens de série.
 
• Robustez e confiabilidade – O Novo Gol e Novo Voyage, conhecidos no mercado brasileiro por sua robustez e confiabilidade, oferecem um dos menores índices de reparabilidade, de acordo com o CESVI Brasil. Isso se traduz em menor tempo e custo de reparo, se comparado a outros modelos do mesmo segmento de mercado. O Novo Gol e Novo Voyage contam com três anos de garantia total e a maior rede de concessionárias do País.
 

Tags
Posso ajudar?