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JAC T5, um SUV compacto que oferece muito mais por menos

Antes de mais nada, uma pergunta: qual carro zero quilômetro você compraria se tivesse disposto a gastar entre R$ 60 mil e R$ 70 mil? Uma rápida busca em tabelas de automóveis lhe daria um grande número de opções, quase todas de carros compactos ou sedãs com um número razoável de itens opcionais. Mas se você buscar um SUV pequeno, mas com ótimo espaço interno, e recheado dos mais diversos equipamentos de série que o elevam a um nível superior, sua busca resultará no novo JAC T5
 
 
O GuarulhosWeb avaliou durante uma semana o novo JAC T5, que conta com motor 1.5 16V VVT JetFlex, equipado com câmbio manual de 6 marchas. A versão automática (caixa CVT) só deve chegar ao Brasil em agosto. O modelo cedido pela fabricante foi um completo, com tudo incluído e que sai por R$ 68.990,00. Voltando a pergunta inicial. Por este valor, no mercado brasileiro dá para pensar em versões de entrada do Ford Ecosport, Renault Duster, além do Peugeot 2008 e do Citroën Aircross. Apesar do visual lembrar o concorrente coreano ix35, o J5 tem personalidade própria e é bem mais barato.. 
 
Durante a avaliação, a boa impressão deixada no evento de lançamento se confirmou. Bom desempenho na estrada, ótimo espaço interno, baixo nível de ruído e facilidade para interagir com a tecnologia oferecida pelo kit multimídia (disponível de série na versão mais completa avaliada). 
 
O motor 1.5 16V VVT JetFlex é o responsável pelo desempenho do T5. Possui potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6000 rpm. De torque, são 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Apesar do peso acima de 1.200 kg, o T5 faz-se valer do câmbio manual de seis marchas para garantir um desempenho de destaque em sua categoria. Tanto que faz 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos e chega a 194 km/h de velocidade máxima.
 
O carro conta com o selo “A” de eficiência energética conferido pelo Inmetro. De acordo com os testes do órgão, o T5 está entre os modelos mais econômicos de sua categoria: 6,80 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada (etanol) ou 8,18 km/l e 12,2 km/l (gasolina). Os números foram confirmados durante a avaliação.
 
 
 
Espaço de sobra por dentro
 
O T5 se destaca pelo excelente espaço interno oferecido. Nem parece se tratar de um SUV compacto. Tanto passageiros do banco da frente como os três que vão atrás se acomodam com bom nível de conforto. Porém, impossível não notar certo exagero no uso de plásticos. Mas há um bom contraste a partir do quadro de instrumentos, com dois grandes mostradores hexagonais: velocímetro e contagiros.  Já no meio dos mostradores, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo. Para diminuir o impacto visual de tanto plástico, molduras acetinadas envolvem o quadro de instrumentos e as aletas de ventilação.
 
 O sistema de ar-condicionado – posicionado no console central, logo abaixo do kit multimídia – é digital e automático. Basta definir a temperatura desejada e fixá-la no mostrador. Abaixo, o motorista encontra as tomadas USB e HDMI, que serão utilizadas para espelhamento do telefone celular do kit multimídia.
 
Como maior destaque, no meio do painel, está o aparelho de multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, produzido pela Foxconn, que garante a conectividade. O sistema incorpora, também, a câmera de ré.
 
 
 
Confira os preços e o que cada modelo oferece
 
Pack 1  – R$ 59.990:
 
• Ar-condicionado digital e automático;
 
• Vidros das quatro portas, trava central e retrovisores com acionamento elétrico
 
• Alarme antifurto;
 
• TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada e acusa no painel;
 
• Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis;
 
• Sensor de estacionamento;
 
• Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível;
 
• Sistema de freios com ABS (antibloqueio), BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente. Esse recurso aprimora a segurança do veículo, à medida que previne qualquer tipo de aceleração involuntária, como um objeto que trave o pedal do acelerador pressionado. Ao “perceber” que ambos os pedais estão sendo usados, o sistema anula a aceleração e “entende” que os freios devem prevalecer) e BAS (assistente nas frenagens de pânico)
 
• Computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro;
 
• Faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático (sensor crepuscular);
 
• Banco traseiro bipartido 60/40;
 
• Banco do motorista com ajuste de altura;
 
• Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
 
• Sistema JetFlex, bicombustível, que dispensa o uso do tanquinho suplementar para partidas a frio.
 
 
 
Pack 2  – R$ 64.990 
 
• Rodas de liga leve aro 16;
 
• Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
 
• Rack no teto;
 
• HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives, recurso que “segura” o carro imobilizado mesmo em subidas para as arrancadas, sem necessidade de uso do freio de estacionamento. Você engrena a primeira marcha e solta o pé do freio: o carro permanece parado por 2 segundos, tempo suficiente para dar início à aceleração; 
 
• ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade, que age através de sensores em todas as rodas, que vão, em frações de segundo, monitorando constantemente as diferenças de velocidade entre elas. Caso ocorra alguma desaceleração repentina de uma das rodas versus as demais, o sistema “entende” que o carro está iniciando uma derrapagem e passa a frear individualmente as rodas do carro com o objetivo de devolvê-lo à trajetória. O sistema também age na aceleração do veículo, interrompendo-a quando necessário.
 
 
 
Pack 3 – R$ 68.990
 
• Bancos revestidos em couro;
 
• Kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas;
 
• Câmera de ré.
 
 
 
 
 
 

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