Em time que está ganhando, não se mexe? Para a Chevrolet, mexe sim. Tanto que ela acaba de lançar o Novo Ônix 2017, o carro compacto líder em vendas desde o ano passado, bem modificado. Mais que um face lift, quando os fabricantes dão um “tapa” da versão anterior, o Ônix ganhou novas frente e traseira, que incorporam a linguagem global da marca, além de contar com aperfeiçoamentos significativos nos motores. Tem nova transmissão de seis marchas manual já na versão 1.0, pneus verdes e novos conjuntos de suspensão e de freios compõem o sistema ECO. A redução no consumo de combustível chega a 18.
Durante o evento de lançamento, o GuarulhosWeb andou mais de 200 km a bordo de uma versão LTZ 1.4 com câmbio automático de seis marchas, entre Gramado e Bento Gonçalves, na bela serra gaúcha. Durante todo o trajeto, com estradas que mesclaram asfalto em boas condições com trechos bastante precários, sob chuva intensa, a primeira impressão foi das melhores. Realmente, o Ônix está respondendo melhor ao pé, com retomadas precisas e arranques rápidos.
Achar os caminhos propostos durante o teste drive ficou mais fácil com a ajuda do sistema OnStar, presente em todas as versões. Apesar de ser considerado o carro de entrada da Chevrolet, o Ônix oferece tecnologia de ponta, presente nos irmãos maiores como Cobalt e Cruze. Isso tudo aumenta o prazer de dirigir nas mais diferentes condições e deixa o carro alguns passos à frente da concorrência.
Motor recebeu modificações para se tornar mais econômico
Em vez de seguir a concorrência que vem apostando tudo em motores de três cilindros, a Chevrolet segue aprimorando seus produtos, a partir de retrabalhos de engenharia, para melhorar a performance e eficiência energética em seus quatro cilindros, que são considerados, pela marca, muito mais confiáveis.
O Novo Onix 1.4 ECO MT6 roda com um litro de gasolina, 14,9 km na estrada e 12,5 na cidade. Com etanol, os números são 10,2 km/l e 8,6 km/l, respectivamente. Esse propulsor da Chevrolet é flex e desenvolve, quando abastecido com etanol, 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm. O modelo chega a 180 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5s.
Evoluções mecânicas também trazem melhoras na dirigibilidade do Novo Onix, como a direção elétrica progressiva inteligente. Ela compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.
Outra novidade está na recalibração da suspensão, que recebeu novos cubos de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixa. Com esse ajuste, o motorista irá sentir um salto de conforto no trânsito urbano e uma expressiva melhora no comportamento dinâmico em altas velocidades.
Design carrega linguagem global da Chevrolet
Toda a parte frontal do Ônix é nova. O capô está ligeiramente mais longo e inclinado e traz vincos esculpidos que reforçam a esportividade e o dinamismo do conjunto. Os faróis cresceram ao adotar formato mais delgado, enquanto filetes de LED criam uma assinatura luminosa marcante.
A alteração de maior impacto, porém, está na grade, que ficou mais alongada e integrada, aumentando a percepção de horizontalidade do veículo. As linhas do para-choque têm vincos acentuados que trazem ganhos aerodinâmicos.
Na traseira, destacam-se as lanternas mais esportivas e o para-choque remodelado. A peça de proteção recebeu um aplique na parte inferior que envolve inclusive a área reservada para a placa do veículo. Na base esquerda da tampa do porta-malas fica o logotipo “ECO”, que identifica a tecnologia que foca eficiência energética.
Para a linha 2017 do hatch da Chevrolet foram criadas ainda rodas aro 15 com novo design, fundo escuro e superfície usinada, conferindo assim um efeito espelhado, algo pouco comum em carros desta categoria.
A lista de novidades é extensa também no habitáculo. Novo grafismo do quadro de instrumentos, sistema multimídia MyLink de segunda geração, painéis de portas mais ergonômicos, comandos do sistema de ventilação otimizados, bancos com espuma de nova densidade e com revestimentos inéditos, acabamento interno premium com detalhes do volante e console central em preto brilhante, tampa do porta-luvas com o logo Chevrolet, porta-óculos no console de teto, entre outros. Todas as mudanças visam reforçar a sofisticação e a hegemonia do Onix perante a concorrência.
Completo desde a configuração de entrada
O Novo Onix vem desde a versão de entrada (LT 1.0 ECO) equipado de fábrica. Conta com OnStar pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, painel com velocímetro digital, bússola e alerta de mudança de marcha, sistema de áudio com Bluetooth e entrada USB, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, porta-revista no dorso do assento do carona, limpador e desembaçador traseiro, espelho nas sombreiras, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança, câmbio de seis marchas, rodas aro 14 com novas calotas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.
A versão LT pode vir com acabamento interno em dois tons (preto e cinza), sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante com comandos de áudio e telefone, luz de cortesia no porta-luvas, abertura do porta-malas por controle remoto, retrovisor interno com botões de acesso ao OnStar e o pacote Protect do OnStar (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência).
Quando equipado com o propulsor 1.4 ECO, o modelo LT soma coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro com auxílio gráfico, adesivo da coluna B e rodas aro 15 com novas calotas.
Transmissão automática de seis velocidades com função Active Select que permite trocas também no modo manual, controlador de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium estão disponíveis a partir desta configuração.
A versão de luxo LTZ agrega detalhes internos e externos cromados, computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada e LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Preços:
LT 1.0 Eco – R$ 44.890
LT 1.0 Eco + MyLink – R$ 46.290
LT 1.4 Eco – R$ 49.590
LT 1.4 Eco AT – R$ 54.790
LTZ 1.4 Eco – R$ 54.490
LTZ 1.4 Eco AT – R$ 59.790
A Chevrolet também apresentou o novo Chevrolet Prisma e a versão aventureira do Ônix, o Active, que acompanham a inovação do carro-chefe da família.