Mais de 47 mil denúncias de violência contra as mulheres foram registradas no Estado de São Paulo em 2009 pelo Central de Atendimento à Mulher (180). A cidade de Guarulhos não foge da tendência a essas agressões. Segundo o Centro de Referências em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Casa das Rosas, Margaridas e Beths, já foram atendidas 776 casos de violência doméstica em 2010. Deste número, o local presta atualmente atendimento direto para 429 mulheres nas áreas de assistência jurídica, acompanhamento psicológico e social.
No último ano, de acordo com os dados fornecidos pela Delegacia Seccional de Polícia de Guarulhos/SPP, somente durante 2009, em noves Distritos Policiais da cidade, juntamente com as regiões de Santa Isabel e Arujá, foram registrados 3.191 casos de violência doméstica. Os dados de 2010 não foram computados.
Serviço – Guarulhos presta serviços para as mulheres que sofrem da violência doméstica. Nestes casos, há a Casa das Rosas, Margaridas e Beths, que faz atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos gratuitos desde 2002. Também a Casa de Mulher Clara Maria receber mulheres em situação de vulnerabilidade social, jovens grávidas e vítimas de discriminação.
Para atendimento às mulheres, existe a Coordenadoria da Mulher. A institução foi criada em 2006 e desenvolve ações, campanhas e projetos para divulgar e ampliar debates. Ainda assim, por conta da violência sofrida por elas, desde a última segunda-feira, acontece a 1º Semana Guarulhense da Lei da Maria da Penha. O encerramento acontece às 14h desta sexta-feira no teatro Nelson Rodrigues, na Vila Galvão, com a apresentação do grupo Mulheres em Ação com a peça Dança do Casamento.
De acordo com a assessoria da Prefeitura, o município ainda cumpre com o protocolo de atendimento estabelecido pelo Ministério da Saúde, que acolhe e humaniza as vítimas da violência.
Serviço
Centro de Referência em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Casa das Rosas, Margaridas e Beths)
Rua Francisco Antonio de Miranda, 65, Centro
Telefone: 2475-9624
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)
Endereço rua Mena, 329, Jardim Santa Mena
Telefone: 2485-8524