Cidades

Comerciantes dizem que proibição de estacionamento afasta consumidores

Rua Claudino Barbosa, no Macedo, teve mudanças nas regras que causam reclamações inclusive de moradores

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito determinou a implantação de faixas amarelas no asfalto da rua Claudino Barbosa, ao lado do estacionamento do Lopes Supermercados, no Macedo, há cerca de duas semanas, para proibir os veículos de estacionarem no local. Tal determinação acabou gerando uma confusão para os moradores e para os motoristas que passam pela região, segundo comerciantes.

A empresária Regiane Telles, 35 anos, mantém residência e comércio em frente ao Lopes e se sente prejudicada por não poder parar seu veículo próximo da casa. "Guardo meu carro em um estacionamento a três quarteirões de onde moro, essa proibição me faz perder tempo". A empresária também comenta que sentiu uma queda brusca no movimento da loja. "Em um dia normal, atendia cinco clientes, na semana passada fiz apenas três atendimentos, porque as pessoas não têm onde parar o carro".

Até os veículos estacionados fora da faixa amarela estão sendo multados, segundo Regina, que presenciou uma motorista levar uma multa depois de colocar o carro, onde não existe a faixa e a placa.

Em razão da ausência de lugar para estacionar, muita gente tem utilizado o estacionamento do Lopes. "No último fim de semana, dois avisos foram colocados na grade do estacionamento do supermercado para proibir que outros motoristas que nãos sejam clientes coloquem os carros nas vagas", declara a assistente de coordenação, Ana Cláudia Batista, 22 anos.

Em nota, o Lopes Supermercados declara que o estacionamento é um espaço privado e oferecido como uma comodidade gratuita para clientes durante o período de compras, comprovada mediante a apresentação de notas fiscais/tickets das despesas efetuadas no estabelecimento, existindo a restrição para uso de outras finalidades. Tais especificações são sinalizadas por meio de placas aos clientes. O Código de Trânsito Brasileiro prevê a aplicação de todas as penalidades para lugares abertos à circulação de pessoas.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito vai avaliar a situação e adotar as medidas necessárias. No entanto, a pasta não soube informar porque as multas foram aplicadas aos motoristas que estacionaram os carros fora da faixa amarela e depois da placa que proíbe estacionar.

Posso ajudar?