Em cerimônia no Teatro Adamastor, no Centro, os mais de mil conselheiros gestores tomaram posse na manhã desta quarta-feira. A missão dos profissionais, eleitos pela comunidade, será acompanhar e fiscalizar o serviço prestado nas unidades da rede municipal de saúde.
"É uma grande honra este dia, pois cada conselheiro participa dessa luta permanente pela saúde de qualidade no município. Agora o que esperamos é que vocês reivindiquem melhorias no sistema e nos ajudem a concretizá-las", enfatizou o prefeito Sebastião Almeida.
Além de monitorar os serviços prestados pelo SUS na cidade, os eleitos também têm a missão de contribuir com a apresentação de ideias e sugestões para melhorar o atendimento nas unidades da rede, além de acompanhar de perto a política pública da área de Saúde.
Os conselhos gestores têm composição tripartite, ou seja, são constituídos por 50% de representantes dos usuários do SUS, 25% de trabalhadores da área de Saúde e outros 25% de gestores das unidades da rede. A vigência do mandato é de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2013.