O prefeito Sebastião Almeida entregou oficialmente na manhã desta terça-feira, dia 30, a nova decoração da praça Santos Dumont, na Vila Galvão. A partir de agora, a praça conta com uma aeronave Xavante, modelo AT-26, que foi doada pela Aeronáutica ao município. A instalação do avião suspenso visa a resgatar a história do local, que também é conhecido dos guarulhenses como a “praça do Avião”. A iniciativa faz parte das comemorações pelo aniversário de Guarulhos.
Até 1976, a praça contou com uma aeronave Douglas A-20, que foi retirada a pedido da Aeronáutica. “Muita gente passava por aqui só para ver aquele avião”, recorda o prefeito Almeida. “O que estamos fazendo agora é resgatar um pedaço da história da cidade e de seu povo”. Além do monumento, a Prefeitura também realizou alguns serviços de revitalização da praça Santos Dumont, que incluem a criação de um jardim no entorno da aeronave exposta e uma nova calçada.
O AT-26 Xavante que está exposto em Guarulhos é um modelo real. O avião é um modelo que começou a ser fabricado no Brasil em maio de 1970, mediante licença concedida pela empresa italiana Aeromacchi. Durante mais de 40 anos, ele foi utilizado na formação de pilotos de caça e para os ensaios em voo, como uma espécie de piloto de testes.
No Brasil, foram produzidos 182 aviões desse tipo, entre os anos de 1971 e 1981. Desses, 10 foram exportados para o Paraguai e outros seis para o Togo, na África. O modelo que ficará exposto na praça Santos Dumont foi fabricado em 1976, sendo o 99º no País e o 342º no mundo. A aeronave voou até o final de 2010, sendo, então, desativada depois de 6.273 horas de voo e realizado 7.685 pousos.