Cidades

4,4 mil toneladas de resíduos são retiradas das ruas de Guarulhos em 2015

A Secretaria de Serviços Públicos divulgou nesta semana um balanço da quantidade de resíduos retirados das ruas pelo Departamento de Limpeza Urbana. Foram aproximadamente 4.486,78 toneladas de materiais, entre rejeito (lixo), resíduos da construção e demolição (RCD), gesso, solo, recicláveis, móveis velhos e pneus, entre outros.
 
Durante o trabalho de limpeza corretiva há a separação dos materiais: madeira, entulhos, pneus e rejeitos. As madeiras e os pneus são encaminhados para recicladoras da cidade. O entulho, após limpo, vai para a Usina de Reciclagem da Proguaru, onde é transformado em agregado reciclável e utilizado em obras de pavimentação, edificação e na fabricação de elementos pré-moldados. O rejeito é destinado ao aterro sanitário.
 
Descarte irregular
 
O descarte irregular traz transtornos para a cidade e para a população, pois contribui para a ocorrência de enchentes, uma vez que, com as chuvas, o lixo jogado nas vias é arrastado para bueiros e córregos impedindo o escoamento da água. O descarte também aumenta a quantidade de insetos e roedores, como o aedes aegypti – mosquito transmissor de doenças como a dengue, o zika vírus e o chikungunya.
 
Para minimizar o problema, a cidade precisa da colaboração da população, que não devejogar lixo nas vias, descartando corretamente os entulhos em um dos 18 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e respeitando os dias e horários das coletas domiciliares. Para saber endereços e horários dos PEVs basta acessar www.guarulhos.sp.gov.br em Serviços Públicos /PEVs.

Posso ajudar?