Cidades

Em Guarulhos, 154 mil alunos do Estado escolhem grêmios em 176 escolas

 O secretário da Educação de São Paulo, José Renato Nalini, participou, na manhã desta quarta-feira (13), da abertura das eleições dos grêmios estudantis da rede estadual. Pela primeira vez a Secretaria sugeriu às escolas um pleito simultâneo (nos dias 13 e 14). A previsão é que já na próxima semana as chapas vencedoras sejam empossadas. Em Guarulhos, 154 mil alunos participam das escolhas dos grupos que atuarão nas 176 unidades de ensino.
 
       A unidade escolhida para a visita do secretário Nalini foi a Escola Estadual Isaí Leirner, na zona leste capital, onde estão matriculados 150 alunos do Ensino Médio.
 
Em todo o Estado, cada unidade teve autonomia para convocar a assembleia geral e elaborar o estatuto gremista. Também é de responsabilidade das escolas acompanhar o processo de votação. Algumas optaram pelo voto em cédulas de papel e outras foram além: com ajuda das equipes de tecnologia das Diretorias de Ensino, criaram sistemas eletrônicos próprios. A fase de apuração será acompanhada de perto pela comissão eleitoral.
 
        As escolas que, por qualquer motivo, anteciparam ou postergaram a votação também receberão suporte da Secretaria. O objetivo é que todas as 5 mil unidades tenham um grupo de representantes de acordo com o ciclo oferecido e eleitos democraticamente. Para isso também foram designados em cada unidade professores que farão a mediação entre as escolas e diretorias de ensino.
 
Experiências anteriores
 
Entre as escolas que já conhecem a experiência e as vantagens do projeto estão a E.E. Professor Mozart Tavares de Lima e a E.E. Milton da Silva Rodrigues, na capital paulista. No “Ação Mozart Jovem”, por exemplo, os gremistas transformam o óleo de cozinha em sabão. São eles também que auxiliam e ensinam os estudantes menores a fazer o produto sustentável. Já os estudantes da “Atitude Jovem” entraram na luta contra o Aedes. Desde o ano passado são realizadas ações voltadas ao combate e à conscientização dos alunos sobre o assunto. Eles também promovem constantes ações para melhorar o ambiente escolar e o aprendizado dos alunos.