Cidades

Fórum Municipal Lixo Zero debate geração e gestão de resíduos

Nesta sexta-feira, dia 18, o Adamastor Centro recebeu, das 8h às 17h, as atividades do Fórum Municipal Lixo Zero Guarulhos. O prefeito Guti abriu o evento na companhia dos secretários de Serviços Públicos, Edmilson Americano; de Meio Ambiente, Abdo Masloum; de Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico e de Inovação, Rodrigo Barros; Monica Simons, diretora do Centro de Educação Ambiental Guarulhos, e da ex-secretária de Serviços Públicos, Loredana Glasser.
 
A necessidade da conscientização sobre a importância da reciclagem foi mencionada por Guti. “Precisamos repensar nossas atitudes de consumo e também nossos conceitos sobre lixo, como chamamos popularmente. Muitos materiais podem e devem ser reaproveitados para contribuirmos com a preservação do meio ambiente e com a o aumento da vida útil dos aterros sanitários”.
 
Para Edmilson Americano, a realização do fórum é uma forma de debater o assunto junto à sociedade. “O poder público tem papel fundamental na questão da gestão de resíduos, mas a participação da população é imprescindível, daí a importância da realização de eventos como este”.
 
Durante o dia, foram realizados cinco painéis com os temas “Tendências Lixo Zero”; “Sensibilização e Educação Ambiental”; “Redução e Reúso”; “Reciclagem”; “Compostagem”, além da Feira de Boas Práticas que trouxe exposições da Cooperativa Luta e Vida, da Oficina Tear (Secretaria da Saúde), artesanato, entre outras atrações.
 
 
 
De acordo com a organização, cerca de 300 pessoas, entre representantes de ONGs, empresas, condomínios e universidades se inscreveram para participar das atividades. O Fórum Municipal Lixo Zero Guarulhos é iniciativa da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos.
 
 

Posso ajudar?