Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que, no Brasil, existem mais de 30 milhões de animais domésticos abandonados, sendo que 20 milhões deles são cães e 10 milhões são gatos. Nas grandes cidades, por exemplo, onde há um cachorro para cada cinco habitantes, 10% dos cães estão abandonados.
Preocupada com essa realidade alarmante, a CCR NovaDutra apoia, pelo segundo ano, a campanha ‘Quando a gente gosta é claro que a gente cuida’, promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o cuidado com os animais de estimação e as consequências do seu abandono. A partir desta semana, a Concessionária promove ações para sensibilizar os usuários do trecho paulista da via Dutra. Entre os dias 02 a 04 e 16 a 18 de julho, serão distribuídos 50 mil folhetos nas praças de pedágio de Arujá, Jacareí e Moreira César. Haverá, ainda, instalação de 10 faixas alusivas à campanha e divulgação de dicas sobre adoção responsável na programação da CCRFM 107,5.
“É importante que, antes de decidir adotar ou comprar um animal, as pessoas considerem as características da raça, os custos com ração, vacinas e hospedagem em caso de viagem, além de outras despesas em caso de doença, por exemplo. Nosso objetivo é ajudar a conscientizar a população e, consequentemente, contribuir com a redução dos casos de abandono, principalmente às margens da rodovia”, salienta a gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra, Carla Fornasaro.
A Concessionária ressalta que o abandono de animais é crime e que o artigo 936 do Código Civil prevê que “o dono ou detentor do animal ressarcirá o dano por este causado se não provar culpa da vítima ou força maior”. A CCR NovaDutra também incentiva os usuários a informar imediatamente sobre a presença de animais próximos às faixas de rolamento da rodovia pelo Disque CCR NovaDutra 0800-0173536.