Cidades

Sobras de feiras livres de Guarulhos são reaproveitadas pela Prefeitura

A Prefeitura de Guarulhos promove, desde 23 de junho, um projeto para reaproveitamento dos resíduos gerados nas feiras livres. Com a iniciativa, os feirantes são orientados a acondicionarem as frutas e hortaliças que seriam descartadas em recipientes cedidos pelo Governo. Dessa forma, o Fundo Social aproveita as cascas e talos de frutas e verduras, aumentando o valor nutritivo (fonte de fibras) dos alimentos preparados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e as sobras são destinadas a complementação da alimentação dos animais do Zoológico de Guarulhos. Os resíduos orgânicos não aproveitáveis são destinados para a compostagem.
 
Inicialmente, foram contempladas duas feiras livres: a da rua Marcolina Moreira, na Vila Moreira, que ocorre às terças-feiras e a da rua Neuza Luongo, no Jardim Rosa de França, às quartas-feiras. “Iniciamos o trabalho nessas duas feiras livres pela facilidade logística que a localidade delas oferece para as devidas destinações como a do Jardim Rosa de França que ocorre próximo do Zoológico.  Nas outras feiras livres o foco será a destinação dos resíduos orgânicos para compostagem, assim diminuiremos a quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário”, explica o secretário de Serviços Públicos, Edmilson Americano.
 
O trabalho envolve as Secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e o Sindicato dos Feirantes da cidade.
 
Coleta Seletiva nas Feiras
Em parceria com o Sindicato dos Feirantes de Guarulhos, técnicos do Departamento de Limpeza Urbana promovem, ainda neste mês, palestras que têm como objetivo orientar os feirantes a separar e acondicionar os resíduos corretamente para que seja feita a destinação ambientalmente adequada e também limpeza e lavagem da rua, garantindo o atendimento às normas do Código de Posturas do Município de Guarulhos (Lei 3.573/93), evitando penalidades e sanções.
 

Posso ajudar?