Cidades

FALTA DE ENERGIA – EDP diz que mais de 98% dos clientes já foram restabelecidos

A EDP, concessionária que abastece a energia elétrica em Guarulhos, afirmou que mais de 98% dos clientes impactados com o temporal de segunda-feira, 25/02, já estão com a energia restabelecida nesta quarta.
 
A empresa foi procurada pelo GuarulhosWeb nesta manhã para falar a respeito dos vários leitores que reclamam de prejuízos financeiros e até de saúde causados por quase 40 horas de falta de energia.
 
Segundo a concessionária, eles estão atuando com contingente reforçado, porém o tempo para a normalização do serviço é devido ao aumento do volume de ocorrências e varia de acordo com a extensão do dano causado à rede. A EDP diz estar trabalhando em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia.
 
“Foi registrado aumento de dez vezes no volume de ocorrências, principalmente, por conta da queda de árvores inteiras, galhos, telhas e outros objetos projetados à rede elétrica”, informa nota enviada à redação.
 
Ainda de acordo com a EDP, no pico da chuva, por volta das 20h de segunda, 77 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompidos. “O sistema automático de proteção da rede foi ativado e na madrugada, 80% dos consumidores impactados estavam normalizados”.
 
Como na terça-feira voltou a chover na região, a quantidade de ocorrências foi elevada novamente.
 
Os bairros que têm clientes impactados pelas chuvas de segunda-feira, segundo a EDP, são Cidade Brasil, Jardim Célia, Jardim Guimarães, Jardim Uirapuru, Jardim Vila Galvão, Vila Galvão, Vila Augusta, Vila São Rafael, Parque Santo Antônio, Vila Moreira e Jardim Tranquilidade.
 
Cuidados com energia elétrica durante fortes chuvas e ventos  
EDP alerta para os cuidados que o cliente deve ter com a energia elétrica, durante temporais com chuvas, ventos e descargas atmosféricas. Os acidentes podem causar desde danos a equipamentos até acidentes graves.
 
Durante as tempestades, se houver muitos raios e trovões, é recomendável retirar da tomada equipamentos eletrônicos com sistema mais sensíveis (computador, televisão, modem, telefone, entre outros). As descargas podem afetar aparelhos elétricos mesmo sem passar pela rede de distribuição de energia da concessionária, caso existam outros pontos de entrada e propagação interna, como antenas de TV e fio de telefone.
 
Na rua, caso haja acidentes com placas, telhas ou árvores caídas sobre a rede elétrica, deve-se buscar abrigo e comunicar imediatamente a Distribuidora pelos canais de atendimento, e jamais tocar na fiação.
 
Em casa:
–  Manter instalações elétricas em boas condições;
–  Não fazer uso de benjamins (preferir os filtros de linha);
–  Evitar goteiras perto de instalações elétricas (água conduz energia);
–  Retirar da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas;
–  Ao primeiro sinal alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;
–  Desligue o disjuntor, caso a água atinja níveis que possam alcançar as tomadas elétricas.
 
Na rua:
–  Não ficar em áreas descampadas debaixo de chuva;
–  Não ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas durante temporais com raios;
–  Procurar ficar protegido da água e não andar em áreas alagadas onde existem bueiros;
–  Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a distribuidora.
 

Posso ajudar?