No último sábado, 30/03, o projeto Hamburgada do Bem, criado em Guarulhos, realizou o atendimento de 890 crianças da cidade mineira de Brumadinho, região atingida pelo crime ambiental que deixou centenas vítimas desabrigadas e causou a morte de 217 pessoas e mais de oitenta pessoas permanecem desaparecidas.
O projeto tem como objetivo promover a integração social entre voluntários e crianças através de uma experiência inédita. Para o evento realizado em Brumadinho foram deslocados 9 ônibus de voluntários que saíram de Guarulhos, Campinas, Santos e Ribeirão Preto, totalizando 500 voluntários.
A ideia surgiu após o grupo encaminhar até Brumadinho três carretas de mantimento. O evento foi possível com a ajuda da Ong Amigos de Brumadinho.
As crianças puderam participar de 50 atividades educativas e recreativas. Entre elas, Sorriso do Bem, na qual os dentistas voluntários cuidaram do higiene bucal das crianças, distribuição de escovas e pastas de dentes; Fábrica de sonhos, na qual as crianças têm a oportunidade de expor seus sonhos, e depois o pedido é colocado na plataforma de sonhos, para que voluntários realizem; Além de oficinas de reciclagem, farol da alimentação, oficina de slime e outras atividades.
Ainda durante o evento, os voluntários realizaram homenagens aos profissionais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil que participaram dos resgates e buscas, as apresentações contaram com a participação das crianças do projeto batucabrum e grupo musical da cidade.