Cidades

Guti anuncia força-tarefa que promete acabar com 14 mil buracos em até 100 dias

O prefeito de Guarulhos, Guti, reuniu a imprensa na tarde desta segunda-feira, 15/04, para anunciar o início da Operação Tapa Valas, força-tarefa que contará aproximadamente 100 servidores para tapar 14 mil buracos espalhados pelas ruas da cidade. O objetivo é consertar os defeitos em até 100 dias, contados já desta segunda. “O trabalho será feito pela Proguaru e pela Sabesp. Saindo desta reunião eu vou acompanhar o início dos serviços, no Parque Continental”, afirmou o prefeito.
 
Durante o encontro foi apresentado um cronograma, dividido por bairros. Em uma das frentes de trabalho, Bonsucesso e Pimentas devem receber as equipes primeiro e terem os buracos tapados em até 45 dias. “São os bairros que têm o maior número de buracos”, apontou Bruno Gersosimo, da Proguaru, que comandará a operação. “Essa operação não substituirá as ações necessárias que se fazem necessárias. Por exemplo, se há algum buraco grande em outro bairro, ele será tapado antes. Um trabalho não impede o outro”, explicou Guti.
 
Segundo o prefeito, dois motivos principais levaram a cidade a apresentar tantos buracos neste início de ano. “Um deles é o trabalho da Sabesp, que está aumentando a vazão de água para terminar o rodízio na cidade e esse aumento leva a vazamentos e criam o que chamamos de ‘buracos molhados’, que exigem um trabalho diferente de tapa valas”, disse.
 
O outro motivo teria sido o aumento de volume das chuvas neste verão. “O índice pluviométrico de dezembro de 2018, comparado com o ano anterior, foi quase duas vezes maior. Durante o verão, houve regiões da cidade que receberam 83% a mais de chuvas neste ano”, apontou o coordenador da Defesa Civil, Waldir Pires.
 
Novos buracos
Perguntado pelo GuarulhosWeb sobre os novos buracos que surgem nas ruas da cidade, Guti afirmou que uma equipe da Sabesp se encarregará das novas demandas. “Por conta do aumento no fornecimento de água, 60 buracos novos surgem por dia na cidade. E isso é de responsabilidade da Sabesp resolver, independente do trabalho na operação que estamos anunciando agora”, afirmou.
 
Ainda de acordo com o prefeito, a qualidade do material aplicado – alvo de críticas de leitores do portal de notícias – será fiscalizado constantemente por Bruno Gersosimo. “O Bruno vai percorrer os bairros junto com as equipes para ver de perto a qualidade. Além disso, procuramos adiar o início desta operação para o fim da fase de chuvas para evitar o desperdício de material”.
 
Programação – Equipe 1
Bonsucesso: De 15/04 a 04/05 (20 dias para tapar os buracos)
Pimentas: De 05/05 a 29/02 (25 dias para tapar os buracos)
Cumbica: De 30/05 a 23/06 (25 dias para tapar os buracos)
Lavras: De 24/06 a 14/07 (21 dias para tapar os buracos)
 
Programação – Equipe 2
Continental: De 15/04 a 29/04 (15 dias para tapar os buracos)
Centro Expandido: De 30/04 a 05/06 (37 dias para tapar os buracos)
Ponte Grande: De 06/06 a 15/06 (10 dias para tapar os buracos)
Cidade Martins: De 16/06 a 10/07 (25 dias para tapar os buracos)
Várzea do Palácio: De 11/07 a 14/07 (4 dias para tapar os buracos)
 

Posso ajudar?