Equipe escolar e alunos da Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Sítio do Pica Pau Amarelo, no Jardim Cocaia, quebraram a rotina durante a 7ª Semana Mundial do Brincar, celebrada de 19 de maio a 2 de junho, com uma visita especial ao Zoológico de Guarulhos, com direito a piquenique e resgate das brincadeiras amarelinha, batata quente, escravos de Jó, peteca, vivo ou morto, bambolê, pula corda, bolinha de sabão, entre outras.
“Foi um dia de diversão garantida. Professores e funcionários participaram junto com a criançada, com muito entusiasmo”, contou a coordenadora pedagógica, Marisa Barbosa de Queiroz.
O resgate de brincadeiras também deu o tom às atividades na EPG Vicente Ferreira, no Pimentas. Para marcar a semana, professoras trabalharam obras do artista plástico carioca, Ivan Cruz, bem como releituras inspiradas nas obras do pintor, por meio de um painel em que as crianças representaram cantigas, ciranda, peixe vivo, corre cutia e lencinho branco, além de oficinas com massinha caseira e avião de papel.
Já na EPG Undina Capellari Nunes, em Cumbica, foram realizados jogos de cooperação, como proposta de união, motivação e solidariedade entre as crianças. A atividade teve como objetivo fortalecer a autoestima e as relações sociais entre os alunos. Para Andressa Assad, coordenadora pedagógica da unidade escolar, nas últimas décadas os brinquedos simples cederam espaço para às inovações tecnológicas, mas, mesmo com essas mudanças, é importante que as crianças se movimentem e se relacionem. “As brincadeiras antigas transformaram-se em jogos de videogame, smartphones, tablets e outros. Foi pensando nisso que resgatamos tais brincadeiras, que têm muito a ensinar e a contribuir para o crescimento saudável dos nossos alunos”, explicou Andressa.
Nas EPG “Mariazinha Rezende Fusari” e “Zélia Gatai”, ambas no CEU Presidente Dutra, com apoio da Escola 360, as crianças tiveram tempo e espaço para brincar livremente, interagindo com diferentes materiais espalhados pelo espaço do auditório.
Semana Mundial do Brincar
A Semana Mundial do Brincar acontece desde 2009 com apoio da Aliança pela Infância e de parcerias públicas e privadas. O evento ressalta que espaços como escolas, museus, ruas, praças, parques e outros, são possíveis lugares para que crianças e adultos possam brincar em suas cidades. Neste ano, o tema da semana foi “O brincar que abraça a diferença”.