No final da noite deste sábado, a Operação Inverno preparada pela Prefeitura de Guarulhos para receber chamados sobre pessoas em situação de risco nas ruas devido às baixas temperaturas recebeu um chamado que indicava um homem com início de hipotermina, próximo ao Ambulatório da Criança, no Centro. Imediatamente, equipes da Secretaria de Assistência Social se deslocaram até o local, segundo o GuarulhosWeb apurou, deu os primeiros atendimentos e acionaram o SAMU. Uma equipe levou o homem até a UPA Paulista, onde foi atendido. Os termômetros marcavam 7 graus centígrados no momento da ocorrência.
A Operação Inverno, lançada pelo prefeito Guti ainda em junho, disponibiliza o telefone 199 para que a população possa informar locais em que haja pessoas em situação de ruas e a temperatura estiver igual ou abaixo de 13 graus. Desta forma, o Serviço de Abordagem Social será acionado e irá até o local para realizar o atendimento.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale,“a Operação de Inverno é fundamental para que, através de uma força-tarefa realizada pela Prefeitura, consigamos alcançar o maior número de pessoas em situação de rua. Que elas tenham uma acolhida nos dias de baixa temperatura, cuja exposição pode até levar à hipotermia e, em alguns casos, à morte. Daí a relevância dessa operação, que irá durar todo o inverno. Iremos, através da equipe de abordagem social, encaminhar essas pessoas para nossos serviços e através de nossos Restaurantes Populares ofertaremos a alimentação. A ideia principal é tirá-los da rua nesse período de frio de uma forma intensificada, haja vista que alguns se recusam a ser acolhidos”, afirmou o gestor.
Iniciada no dia 4 de junho, a Operação Inverno prosseguirá até o final da estação e é desenvolvida de forma indireta pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social através do Núcleo Batuíra, vencedor do edital de chamamento público. Fora da época de frio, o trabalho ocorre diariamente das 9h às 21h. Durante o inverno, o atendimento através do 199 ocorrerá 24 horas por dia.
A Prefeitura oferece diversos serviços a esses cidadãos, como os Centros POP(Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua)e as Casas de Acolhimento, ofertando atendimento técnico, alimentação e pernoite.
Serviço
Disque 199 para informar pessoas em situação de rua no inverno, especialmente se temperatura estiver igual ou abaixo de 13 graus