Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Honda City Touring avança como boa opção entre sedãs médios

Na avaliação desta semana, mais um sedã médio, o Honda City Touring, que recebeu uma nova atualização na versão 2025.  O fabricante japonês se caracteriza por ter carros que avançam por décadas e fazem história. Foi assim com o Civic e com o Fit, ambos descontinuados no início desta década, após reinarem por muito tempo em seus segmentos.

Em 2025, hatch e sedã começam a ter personalidades próprias e distintas, apesar de manterem o mesmo DNA. O hatch agora tem um visual mais esportivo, enquanto o sedã, principalmente esta versão Touring avaliada, caminha para a sofisticação e elegância.

Como em time que está ganhando não se mexe, o City mantém ainda o mesmo motor quatro cilindros aspirado de 1,5 litro 16V DOHC com injeção direta de combustível. A potência máxima é de 126 cavalos tanto com etanol como com gasolina. Não deixa nada a desejar no enfrentamento com outros modelos do segmento que migraram para motores 1.0 turbo.

O motor Honda vai bem diferentes situações e tem baixo consumo. O câmbio segue o CVT, hoje comum em outras marcas, mas que se notabilizou por equipar o Fit desde 2003. Não há grandes novidades durante a avaliação. Mas destaque-se que conta com opções para uma direção mais esportiva e também há controle para descer ladeiras mais íngremes. Ou seja, é uma direção segura e precisa, para um carro de desempenho comportado, que se dá bem tanto na cidade como na estrada.

Mas quando falamos que o City 2025 na versão sedã subiu de patamar, estamos nos referindo ao bom conteúdo oferecido. Lembro que até alguns anos atrás, os carros de origem japonesa não se preocupavam tanto com isso. Hoje, o City Touring causa inveja a diversos outros modelos.

Ganhou o freio de estacionamento eletrônico (EPB), o famoso freio de dedo. Basta um toque aqui no centro do console.  Desta forma, temos mais espaço entre os bancos, garantindo mais novidades. Onde antes havia a alavanca do freio de mão, agora está o Wireless Charger, carregador sem-fio para smartphones, bastante prático que elimina a necessidade do uso de cabos. Desta forma, o smartphone se conecta facilmente à central multimídia, tanto pelo Android Auto como pelo  Apple CarPlay também sem-fio. Fácil, fácil.

A tela LCD traz melhor definição das imagens, nova interface, gráficos melhorados, ampla gama de cores e três papéis de parede diferentes. A câmera de ré oferece imagens com melhor resolução. O City oferece ainda, desde a versão EX, o Honda SENSING, em que o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) passa a contar com a função Low Speed Follow (LSF). Nesta versão Touring, o ar-condicionado digita é Dual Zone, que possibilita a seleção de diferentes temperaturas para motorista e passageiro dianteiro.

E como acontece sempre que se apresenta uma nova versão, há mudanças bastante discretas no design. Pode até passarem imperceptíveis, mas servem justamente para separar o hatch do sedã. São novidades no para-choque, grade e no acabamento cromado na parte superior.

O para-choque passa a ter linhas mais fluidas e limpas, enquanto a grade recebe mais elementos horizontais e fica mais ampla, uma vez que o acabamento cromado superior fica mais estreito. O para-choque traseiro também é novo. As rodas do Touring são aro 16” com acabamento diamantado e fundo preto.

Por mais que sedã e hatch passem a ter personalidades próprias, o que mais diferencia os dois é o espaço no porta malas. Esquanto este sedá oferece 519 litros, o hatch é bem acanhado com seus 268 litros. Mas não pense que isso representa grande diferença de preços. O Touring sedã sai por R$ 143,8 mil, somente mil reais a mais que a mesma versão do hatch. Na hora de decidir, se espaço para você não for problema, será mesmo uma questão de estilo.

Segurança e conectividade no estado da arte

Para a Honda, o aspecto da segurança é prioritário. Ele conta com seis airbags, que proporcionam alto nível de proteção para os ocupantes da cabine. O Honda Sensing evoluiu e agora incorpora também o LSF – Low Speed Follow incorporado ao ACC:

  • ACC com LSF – Controle de cruzeiro adaptativo, mantém distância segura do veículo à frente, mesmo em baixa velocidade, podendo operar a parada total e posterior retomada automática do movimento
  • CMBS – Aciona os freios ao detectar uma possível colisão frontal
  • LKAS – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção mantendo o veículo centralizado nas linhas de marcação
  • RDM – Detecta a saída da pista e ajusta a direção evitando a evasão
  • AHB – Comutação automática de farol baixo/farol alto, de acordo com a situação

 

Dispositivos de segurança oferecidos:

  • VSA (Vehicle Stability Assist) – Assistente de estabilidade e tração
  • HSA (Hill Start Assist) – Assistente de partidas em rampa
  • ESS (Emergency Stop Signal) – Sistema de luzes de emergência
  • TPMS (Tire Pressure Monitoring System) – Alerta de pressão dos pneus

EBA (Emergency Brake Assist) – Assistente de frenagem de emergência

Posso ajudar?