Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Volvo C40 Recharge, um 100% elétrico de berço e com muita personalidade

Ernesto Zanon – Do Carro Express – Imagens e Edição: Danilo Sanches

Mais recente veículo 100% elétrico lançado pela Volvo no Brasil, o C40 Recharge se destaca, entre outros muitos motivos, pelo novo e arrojado design. Segundo o fabricante, o coupé foi inspirado na arquitetura escandinava com influência da luz e da natureza. Avaliado pelo Carro Express durante uma semana, esta máquina esbanja tecnologia, conforto e muita segurança. Vale ressaltar que ele nasceu elétrico. É o primeiro modelo que não tem um similar movido a motor a combustão.


A Volvo se destaca por hoje não oferecer mais no Brasil veículos a combustão. Toda a linha migrou rapidamente para a eletrificação, depois de passar pelos modelos híbridos. O C40 segue neste caminho, que só tende a crescer. O powertrain elétrico P8 conta com dois motores, um em cada eixo, gerando uma potência combinada de 408 cavalos. É forte demais. Pense que os carros mais fortes oferecidos no mercado brasileiro têm em média entre 180 cv e 240 cv.

Basta pisar que o Volvo C40 Recharge responde numa força impressionante. Arremessa para trás nos bancos os passageiros desavisados. Faz de 0 a 100 km/h em incríveis 4,7 segundos. Isso pode ser observado numa simples saída de um semáforo, quando você pisa e atinge velocidades expressivas em um piscar de olhos. No entanto, por questões de segurança, a velocidade máxima é de 180 km/h, controlada eletronicamente. Não adianta querer ir além que ele não vai.

Outra evolução neste C40 já observada na avaliação do XC40, modelo SUV do qual ele se originou, é a boa autonomia oferecida pelo conjunto de baterias. Na boa, com o pé em cima – se é que isso seja possível com um Volvo -, ele é capaz de rodar cerca de 440 quilômetros com uma carga total. Durante a avaliação, indo inclusive para estradas, a autonomia indicada permanentemente no painel demonstrou a possibilidade de rodar uns 350 quilômetros sem a necessidade de recarga. Aliás, o que era quase impossível em um passado recente não é mais. Já há vários postos disponíveis em diferentes pontos das cidades e das estradas, o que já começa a possibilitar colocar esta máquina numa jornada mais longa. O C40 e pode ser recarregado completamente em um tomada doméstica no tempo de 7 a 8 horas. Já a carga rápida das baterias pode alcançar até 80% em cerca de 40 minutos.

Hoje, o Volvo C40 Recharge está sendo comercializado por valores entre R$ 420 mil e R$ 430 mil.

Visual arrojado arranca olhares por onde passa

O C40 é um daqueles carros que encantam por onde passa e faz os pescoços virarem em sua direção. Baseado no SUV XC40, ele tem na carroceria coupé o maior charme. Com o design pensado para a eficiência, os aerofólios e spoilers traseiros trazem um formato inovador e, ao mesmo tempo, contribuem para a aerodinâmica, garantindo mais autonomia. Talvez uma tendência de mercado, neste tempo em que os SUVs ainda prevalecem, o coupé vem ganhando espaço muito interessante no mercado, tanto que diversos fabricantes apresentam opções interessantes para este público.

As rodas de 20 polegadas destacam ainda mais o perfil lateral do C40, enaltecendo as linhas da carroceria. O teto panorâmico molda o carro todo, desde a primeira fileira de bancos, até os assentos traseiros. Ele nem precisa da cortina de fechamento, já que o vidro escurecido possui proteção UV e IR, capaz de reduzir 95% a entrada de luz e 80% da radiação de calor. Ou seja, o teto de vidro é permanente, sem – em momento algum – causar qualquer incômodo a motorista e passageiros.

Por falar em bem-estar dos ocupantes, o ambiente interno é demais agradável, tanto pela comodidade dos bancos dianteiros, acionados eletricamente, como pelo material utilizado livre de couro animal. Conta com o Nordico, um novo material interior criado pela Volvo Cars, que garante conforto e muito bom gosto. Para aumentar o prazer a bordo, a central Multimídia, com 9 polegadas, teve seu sistema operacional desenvolvido com o Google, permitindo aos usuários aproveitar serviços como Google Maps, Google Assistant e Google Play Store.

Apesar de não espelhar o smartphone do usuário para usar o Waze, por exemplo, o sistema permite que tudo se resolva ali mesmo, a partir do Google Maps. Basta acionar o comando de voz e dizer para onde quer ir ou que procura que a resposta vem imediatamente. O caminho pode ser visualizado no mapa no cluster atrás do volante, com informações precisas o tempo todo. A tela central fica livre para outras funções, como escolher as músicas preferidas, acompanhar o desempenho da bateria, entre outras funções.
Tem ainda decoração retroiluminada translúcida inspirada na topografia, que cria uma luminosidade suave e natural. Com quatro câmaras que oferecem uma visão de 360° e sensores laterais que aumentam a percepção dos objetos ao lado do automóvel, o sistema ajuda demais na hora de estacionar, chegando a parar o carro em caso de uma colisão iminente.

Sistemas de condução quase autônoma disponíveis no C40 facilitam a vida do motorista, tanto na cidade como na estrada. Basta escolher a velocidade máxima desejada e deixar a vida te levar. Se algum obstáculo aparecer ou outro carro diminuir o ritmo à frente ou até parar, o Volvo acompanha chegando a frear e voltar à inércia. O sistema de manutenção em faixas é coisa série e quase faz curvas sozinhos em rodovia bem sinalizadas. Se quiser trocar de pista sem acionar a seta, esqueça. Ele não deixa. Entende que se trata de uma manobra inadvertida e traz o carro de volta.

Posso ajudar?