As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quarta-feira, 15, com o índice Nasdaq fechando acima dos 5 mil pontos pela primeira vez desde 2 de março. O índice está apenas 37 pontos abaixo de seu recorde, estabelecido em março de 2000. Traders atribuíram a alta à reação positiva dos investidores a informes de resultados de empresas, à alta dos preços do petróleo e ao recuo do dólar diante das principais moedas.
Os indicadores divulgados pela manhã nos EUA saíram mistos: o índice de atividade industrial regional Empire State, do Fed de Nova York, caiu a -1,19 em abril, de 6,90 em março, na primeira leitura negativa desde dezembro. A produção industrial dos EUA caiu 0,6% em março, quando a expectativa dos economistas era um recuo de 0,4%; a taxa de utilização da capacidade ficou em 78,4%, enquanto a expectativa era de 78,6%. O índice de confiança da Associação Nacional das Construtoras de Casas (NAHB) subiu para 56 em abril, de 53 em março.
“A desaceleração no crescimento, os preços baixos da energia, o clima e a greve nos portos da Costa Oeste tornaram os investidores bastante cautelosos neste início de temporada de balanços”, observou Alan Gayle, da RidgeWorth Investments.
O Livro Bege do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) divulgado no meio da tarde não teve impacto no mercado – diferentemente da reunião do Banco Central Europeu (BCE), que manteve sua política monetária inalterada. O presidente do BCE, Mario Draghi, reafirmou na entrevista coletiva que a instituição continuará a comprar bônus até que a inflação suba de modo sustentável. “Parece que os principais bancos centrais vão continuar muito acomodatícios, mantendo as taxas de juro baixas por muito tempo, e os investidores gostam disso”, comentou Chris Gaffney, do EverBank World Markets.
Entre os destaques da sessão estavam as ações de empresas que divulgaram resultados, como Intel (+4,26%), Bank of America (-1,14%), US Bancorp (+0,23%) e Delta Air Lines (++2,60%). Entre as empresas que divulgariam balanços depois do fechamento, os destaques foram Netflix (+0,68%) e SanDisk (+1,12%). As ações do setor de energia voltaram a subir, acompanhando o avanço dos preços do petróleo (ExxonMobil +1,67%, Chevron +1,44%).
Nesta quinta-feira saem os balanços de AMD, American Express, Citigroup, Goldman Sachs e UnitedHealth.
O índice Dow Jones fechou em alta de 75,91 pontos (0,42%), em 18.112,61 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 33,73 pontos (0,68%), em 5.011,02 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 10,79 pontos (0,51%), em 2.106,63 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.