Os cinco casos confirmados da cepa ômicron no Brasil passaram por Guarulhos. Um morador da cidade teve a confirmação de infecção pela nova variante nesta quarta-feira pelo Instituto Adolf Lutz. Um dia antes, um casal de missionários que está em São Paulo e desembarcou em Guarulhos no dia 23, foi confirmado. Nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde anunciou mais dois casos da ômicron em Brasília. Ambos estavam no mesmo voo do guarulhense.
As informações foram encaminhadas pela Secretaria da Saúde do Distrito Federal, que garantiu que exames laboratoriais comprovaram a infecção. Durante a coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu que ainda não é o momento para um “fechamento total”:
“Não podemos sair de uma situação libertária de festas, réveillon e carnaval para uma situação de fechamento total da nossa economia, porque as consequências nós não sabemos. Até porque não há motivo para isso. O que há é a notificação da variante, tem mutações, mas o grau de impacto na saúde de cada um nós não sabemos”.
Na terça-feira (30), o Centro de Vigiância do DF disse que investigava um caso. Tratava-se de um homem, com idade entre 40 e 49 anos, que havia viajado para a África do Sul e voltado ao Brasil no mesmo voo que chegou ao Aeroporto de Guarulhos no sábado (27), onde houve outro caso suspeito. De São Paulo, ele embarcou em outra aeronave para Brasília. Nesta quinta-feira, Brasília confirmou que o outro infectado estava no mesmo voo.