Cidades

Ciclistas participam de ação educativa do Maio Amarelo no Jardim Vila Galvão

Fotos: Nícollas Ornelas/PMG

A agenda do movimento Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas teve mais uma etapa concluída nesta quarta-feira (18) com a realização da Ação Ciclista na praça Nossa Senhora Aparecida, Jardim Vila Galvão. Mesmo sob frio intenso, cerca de 30 pessoas compareceram ao evento promovido pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos.

No local os amantes de bicicletas participaram de bate-papo sobre segurança no trânsito e assistiram às apresentações do projeto Bike sem Barreiras, que proporciona bicicletas adaptadas às pessoas com deficiência. Puderam ainda conhecer a nova sinalização viária no entorno da praça, reformulada para atender ao conceito rua para todos, que visa a oferecer segurança e conforto aos pedestres e aos usuários de todos os modos de transporte.

O evento contou com o apoio das secretarias para Assuntos de Segurança Pública e da Saúde, que distribuiu carteiras para documentos do programa Vida no Trânsito e autotestes para a detecção do HIV. A Universidade Guarulhos (UNG) distribuiu lanternas traseiras para bikes, a Hiperfarmac ofereceu amostras de suplementos alimentares, a Ecopistas distribuiu coletes refletivos e Scatt Bike Shop sorteou capacetes e kits com lanternas dianteira e traseira, squeezes e suportes. Também houve sorteio de camisetas e de sacolas Maio Amarelo.

Nesta edição do movimento, iniciada no último dia 2, a Prefeitura já promoveu 27 ações de segurança viária, nas quais cerca de 4,4 mil pessoas foram abordadas e conscientizadas sobre a importância do respeito às leis para a diminuição do número de sinistros e óbitos no trânsito. A programação segue até o dia 30 de maio com intervenções em diversos locais da cidade. A próxima atividade acontece nesta sexta-feira (20), com ação lúdica e educativa nos bares da rua Tapajós, no Jardim Barbosa, entre 19h e 23h.

Maio Amarelo

O objetivo do movimento internacional é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo por meio de ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil. Mais informações em maioamarelo.com.