A combinação de duas técnicas tem colaborado para essa realidade: a realização do clareamento seguida da aplicação de facetas laminadas de porcelana.
Ideais para pacientes que desejam uma mudança rápida e segura no sorriso, estes procedimentos devolvem a simetria estética somada ao branqueamento uniforme. A faceta laminada de porcelana é indicada em casos de dentes escurecidos, extremamente restaurados na parte frontal ou ainda anatomicamente diferenciados e prejudicados. O dentista introduz o clareamento dentário em todos os dentes buscando o máximo de ganho em termos de clareá-los, seguido da aplicação das facetas, igualando e otimizando deste modo a cor e anatomia dos dentes.
As facetas apresentam estabilidade na cor, não se alterando com o tempo. Porém, como toda restauração, precisam ser avaliadas periodicamente, mas a manutenção por parte do paciente é basicamente a higienização correta das superfícies, em especial da junção do dente com a faceta. Já o clareamento dentário exige cuidados como evitar o consumo abusivo de chá, café, cigarro, bebidas e alimentos com corantes artificiais.
Jorge Iarossi é cirurgião dentista e diretor da Iarossi Saúde Odontológica e da Odontologia Personnalité, ambas em Guarulhos, na Grande São Paulo